sábado, 5 de março de 2011

Galeria Lucília Guimarães comemorou aniversário

Lucília Guimarães nasceu em Guimarães e aos 22 anos de idade partiu para Moçambique. Em 1995 regressou a Portugal e fixou-se na cidade do porto. A partir de esse ano as saudades de regressar as origens nunca mais a abandonou. É nessa altura que resolve restaurar a casa onde nasceu, em pleno centro histórico da cidade e fundar uma galeria de arte ao qual deu o seu próprio nome. Concluído o processo de restauro Lucília Guimarães abre este espaço de arte em 2005. Para comemorar o 6º aniversario da sua abertura ao publico convidou um dos pintores da sua eleição, Luís Athouguia a expor os seus trabalhos. Inaugurada no passado dia 26 de Fevereiro, perante um selectivo numero de convidados, entre os quais o vereador César Machado, em representação do Presidente da Câmara Municipal e a vereadora do pelouro da cultura, Francisca Abreu, o artista, num breve dialogo com o NG referiu-se a esta exposição, que intitulou de “Ideário Manipulado”, como uma elegia á sensualidade cromática e a intima percepção da forma cujo onirismo e transcendência se move num trajecto de genuína inovação. Os seus trabalhos são fendas dinâmicas de uma exuberante realidade pré-mitica. O símbolo converte-se no seu instrumento de comunicação descentrando-se por figuras que transcendem o material e nos transportam a mundos ideais. São trabalhos que nos convidam a observar e apensar. A sua pintura, disse-nos manifesta esse entrelaçamento da razão e da inteligência com a emoção e a intuição que faz da arte mais do que mera decoração de interiores emocionais.
Iniciado em Lisboa, a carreira artística de Luís Athouguia desenvolveu-se, sobretudo, na área da pintura e do desenho. Nasceu em 1953 em cascais onde reside. É diplomado pelo IAD. Desde 1983 que tem exposto um pouco por todo o lado nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália.
Amostra esta patente até ao próximo dia 31 de Março podendo ser vista de segunda feira a sábado entre as 10:30h e as 20:00h.

António Martins

Sem comentários: