sábado, 26 de março de 2011

“Celorico de Basto assume-se, uma vez mais, como terra das Camélias”

A festa internacional das Camélias decorreu no último fim-de-semana, em Celorico de Basto, e “mostrou a importância que as Camélias têm no concelho”, como referiu o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, perante os milhares de visitantes que passaram pelo certame.
Com um programa bem recheado, a VIII Festa Internacional das Camélias, organizada pela qualidade de Basto, EEM e pelo Município de Celorico, assumiu um lugar de destaque na agenda de eventos do fim-de-semana, e prova disso foi a presença de milhares de pessoas que optaram por passar em Celorico de Basto para apreciar a flor rainha do concelho.
 “ É muito importante para o turismo do nosso concelho verificar que as Camélias são, cada vez mais, um ponto de atracção de Celorico de Basto. Isso destaca-se pela moldura humana que aqui se apresenta”, referiu o autarca, Joaquim Mota e Silva.
O edil sublinhou ainda o facto de esta iniciativa envolver cada vez mais a população do concelho, referindo-se à construção de murais e de arranjos de camélias. “É salutar o envolvimento e o afinco de todos, juntas de freguesia, associações e pessoas individuais que trabalharam para o enriquecimento desta maravilhosa festa”.
Um dos pontos fortes do certame foi a actividade denominada “ com o pai plantar uma camélia”. Esta acção juntou dezenas de pais e filhos que quiseram marcar o dia de uma forma diferente, original e duradoura. Assim a organização reservou um espaço no Jardim da Biblioteca para os pais e filhos plantarem camélias, ficando responsáveis pelo tratamento das suas plantas. Nesta iniciativa esteve o presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva, com o pai, Albertino Mota e Silva e o filho Afonso Mota e Silva.
A iniciativa contou com a presença especial de uma comitiva da cidade de Houilles, em Paris, França, com quem Celorico de Basto está Geminado desde 2006. A comitiva foi liderada pelo presidente de Câmara Municipal de Houllies e vice-presidente do concelho geral de Yvelines, Alexandre Joly, que vieram propositadamente para a Festa Internacional das Camélias.
A festa Internacional das Camélias contou com um programa alargado com a animação a cargo de diversos grupos do Concelho. Refira-se a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil, do Centro Escolar, da EB1 de Borba da Montanha, da Cooperartes e ainda da Tuna de Professores no activo e reformados do 1º ciclo de Celorico de Basto.
O concurso de exposição de camélias contou com vinte e seis participantes, que apresentaram inúmeras variedades de camélias, bem como arranjos florais artísticos elaborados com a flor principal da festa,  tendo sido atribuídos os prémios de Melhor Camélia de Origem Portuguesa à Casa do Souto, Melhor Camélia Japónica de Flor Vermelha ao Mestre Jardineiro, Melhor Camélia Japónica de Flor Branca à Casa de Sta. Maria, Melhor Camélia Japónica de cor Rosada a Cruz e Assunção, Melhor Camélia Japónica de cor Rajada à Casa do Casal, Melhor Camélia Reticulada a Abílio Bastos, e o prémio de Outras Espécies ou Híbridos do Género Camélia foi entregue ao Viveiro das Camélias.
Quanto aos conjuntos florais artístico, o primeiro prémio coube a Sabores da Quinta, o segundo à Casa do Tojal, e o terceiro à Casa do Campo.
 Realizou-se também a actividade Muros de Camélias, acção esta que contou com trinta e oito participantes, desde Freguesias, Associações, Escolas e Centros Sociais do concelho que, utilizando os mais diversos materiais, vestiram a rigor estes muros, embelezando, ainda mais, esta festa dedicada às camélias.
Do programa destaque ainda para a exposição de fotografia Celorico de Basto – Um Jardim de Camélias, que teve lugar no Núcleo de Exposições da Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa com a apresentação de quarenta trabalhos.
Esta festa contou também com o Mercado de Camélias onde os visitantes puderam adquirir as várias espécies de Camélias, bem como promover outros produtos derivados de Camélias, como geleia de camélias, licor de camélias, entre outros.
A par de todas estas actividades, realizou-se ainda, no domingo, uma Visita a Jardins de Camélias, momento este, que permitiu apreciar a beleza e a autenticidade destes jardins, em que predominam as camélias talhadas e que se revelam verdadeiras obras de arte.

Sem comentários: