sábado, 12 de março de 2011

Celorico de Basto promove VIII Festa Internacional das Camélias

Celorico de Basto vai ser palco da VIII Festa Internacional das Camélias, a realizar nos dias 18, 19 e 20 de Março.
Este certame, promovido pelo Município de Celorico de Basto e pela Qualidade de Basto, EEM, e que tem como objectivos a divulgação e valorização do património natural constituído por camélias existente no concelho, é já uma tradição celoricense, e conta com a realização de inúmeras acções direccionadas para o tema das camélias.
No primeiro dia de festa, sexta-feira, dia 18 de Março, destaque para a abertura da exposição de fotografia, resultante do concurso Celorico de Basto – Um Jardim de Camélias, a ter lugar no núcleo de exposições da Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa, e que conta com a actuação da Cooperartes.
No sábado, dia 19 de Março, pelas 14h30, terá lugar a abertura da exposição/concurso de camélias, bem como do mercado de camélias, momento este que será abrilhantado pela actuação do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil. Pelas 15h00 será apresentado o livro Camélias… outros olhares, da autoria de Jorge Garrido.
Ainda no sábado tem lugar a actividade Muros de Camélias, que conta com a participação de várias entidades que ornamentam pequenos Muros com trabalhos alusivos às camélias, primando pela beleza e originalidade.
A fechar este segundo dia de festa, pelas 16h00, será assinalado o dia do pai com a actividade Com o pai plantar uma camélia. Esta actividade, que está sujeita a inscrição, consiste na plantação de uma camélia por pai e filho/a em local a designar, e que dará origem a um novo jardim de Camélias em Celorico de Basto.
No domingo, dia 20 de Março, pelas 10 horas, terá lugar a Visita a Jardins de Camélias do concelho, momento este que permitirá a todos os interessados apreciar inúmeros exemplares de cameleiras, artisticamente trabalhadas. Esta visita está sujeita a inscrição, caso necessitem de transporte.
Ainda no domingo estará aberta ao público a exposição e o mercado de camélias, bem como a exposição de fotografia. Os Muros de Camélias, por sua vez, estarão também disponíveis para apreciação.
A tarde de domingo conta com a actuação da Tuna de Professores no activo e reformados do 1º ciclo de Celorico de Basto, com marchas infantis pelo Centro Escolar da vila, e ainda com animação musical pelos alunos da EB1 de Borba da Montanha.
 Recorde-se que este evento, tal como muitos outros que têm sido levados a cabo pela Autarquia Celoricense e pela Qualidade de Basto, resulta de um conjunto de medidas que procuram valorizar o património natural que nos distingue e caracteriza enquanto destino natural.

Sem comentários: