sábado, 26 de março de 2011

                           Exposição de desenho de Beatriz Horta Correia

O branco silêncio, assim se denomina a exposição de desenhos da artista plástica Beatriz Horta Correia, inaugurada no passado sábado na Galeria Gomes Alves.
Nesta mostra a artista apresenta-nos uma série de composições entre os quais um grande painel constituído por 18 desenhos a grafite sobre papel. Num primeiro instante, disse a artista ao NG olhámos para os seus trabalhos como se estivéssemos a ver árvores, nuas de folhas através de uma vasta janela. Lá fora o mundo é composto por ténues linhas, que joga com os nossos olhos e ilude a perspectiva. Como se um denso nevoeiro tivesse pousado sobre o dia. Os troncos nus, igualmente brancos mantém legíveis os cruzamentos das linhas de contorno dos ramos. As suas árvores depuradas da memória são levadas ao essencial. As linhas são suficientemente fluídas para que se perceba a largueza do gesto. E comportam a vibração necessária para que se consiga perceber a insinuação do acidente no crescimento de um ramo, para que a estilização não seja excessiva e, logo, estéril, demasiado perto de uma geometria, que na sua obra, não tem razão de ser.
Beatriz Horta Correia nasceu em 1962. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou Design e Cerâmica no IADE e Desenho na ARCO. Trabalha como designer desde 1983. Em 1990 fundou o atelier ARTLANDIA DESIGN onde tem desenvolvido projectos de edição, cartaz, ilustração, identidade corporativa, marchandising, produto e exposições no âmbito de actividades culturais para museus, monumentos e outras instituições.
A exposição pode ser vista entre as 10:30 / 13:00 e as 15:30 / 19:00 de terça a sábado, até ao próximo dia 13 de Abril 2011.

António Martins

Sem comentários: