terça-feira, 11 de outubro de 2011

Uma criação do francês Alfred de Musset faz a sua viagem de estreia por Portugal

Artistas Unidos dão vida a um dos
mais belos clássicos de sempre




Sexta-feira, 14 de Outubro, às 22h00
“Não se Brinca com o Amor”
Artistas Unidos
Pequeno Auditorio do Centro Cultural Vila Flor
Preço 7,50 eur | 5,00 eur c/desconto




Esta sexta-feira, 14 de Outubro, no Centro Cultural Vila Flor, os Artistas Unidos sobem ao palco com uma peça escrita em 1834 por Alfred de Musset. O autor tem vinte e quatro anos quando escreve “On ne badine pas avec l’amour, ou seja, não se brinca sem perigo com esse extravagante sentimento! Humilhado, magoado, o jovem poeta regressa de uma estadia em Veneza, em que julgou morrer de amor. A verdade é que sobreviveu – sobrevive-se sempre – e vingou-se literariamente.
Musset sobreviveu à doença, à vergonha e ao amor; mas nele morreu um jovem confiante. “Não se Brinca com o Amor” conta a história dessa morte parcial. O tom mistura igualmente a gravidade e a leveza dessa idade, a farsa faz-se tragédia sem se tornar pesada. Musset brinca, e é o seu maior encanto, a marca de um novo teatro, assim como se diz uma nouvelle vague. O autor inspirou-se na vivência dolorosa da sua juventude, uma tragédia amorosa sucedida aquando da sua triste condição, atingido por uma febre tifóide. Baseado na traição da sua jovem amada, a célebre escritora George Sand, com o médico que o tratava, Musset espelha a sua triste realidade nesta obra, considerada uma das maiores do repertório de teatro francês. Uma obra nunca antes trazida a Portugal.
A acção decorre no século XVI, com Camile e Perdican a assumir os papéis de protagonistas deste de um amor dramático. Duas personagens que teimam em não assumir os seus sentimentos, um orgulho que conduz a uma sucessão de estratagemas que tomam proporções fatais, para eles, e para quem é apanhado nos seus enredos.
"Não se Brinca com o Amor" é-nos apresentada pelos Artistas Unidos contando com encenação de Jorge Silva Melo. Este espectáculo está marcado para o dia 14 de Outubro, às 22h00, no Pequeno Auditório do CCVF.
Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programaçã

Sem comentários: