domingo, 23 de outubro de 2011


Nos dias 13,18 e 20 de Outubro decorreu no auditório Municipal de Mondim de Basto um Seminário dedicado a apresentar projectos, formação e inovações técnicas à actividade de extracção de Granito organizado pelo Núcleo Empresarial de Mondim de Basto em colaboração com a AIGRA- Associação dos Industriais do Granito.
Dos temas abordados nestes 3 dias de trabalho com os empresários do Sector, destacam-se no Dia 18:
Apresentação de novas Técnicas e equipamentos para a actividade determinantes para o empresário realizar significativas reduções de custos de exploração e aumento da produtividade.
Dia 20:
O destaque vai para a importância da Certificação em rochas ornamentais, exigência da União Europeia para a atribuição do símbolo CE, indispensável para a exportação do produto e importante na fase de comercialização para a identificação e valorização do produto junto dos mercados.
O Núcleo Empresarial e a AIGRA apresentaram assim aos empresários um projecto de candidatura comum, para realizar os ensaios técnicos e desenvolvimento de todo o processo burocrático necessários para obter a certificação CE, em que os custos elevados sobretudo ao nível dos ensaios técnicos, são repartidos por todos os aderentes que tiverem as mesmas necessidades de segmento de produto.
Lembramos que já em Março deste ano o Núcleo Empresarial de Mondim de Basto entregou na CCDRN uma candidatura para a realização do Estudo Estratégico do Granito Amarelo de Mondim de Basto, projecto com um investimento total de 202.000 €.
Estas acções visam a criação de processos e ferramentas que todos os empresários do sector do Concelho possam utilizar para continuar a desenvolver os seus negócios em torno de um mesmo produto, que pode apesar do momento difícil que atravessamos ter um crescimento ao nível da Internacionalização, atrair mais investimento e postos de trabalho pelo desenvolvimento da Industria de transformação, desde que se mantenha o processo de valorização do produto iniciado em 2010 pelo NEMB, com o registo de marca “Granito Amarelo de Mondim de Basto”

Sem comentários: