sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Linha de Muita Alta Tensão, CHUMBADA!

A Junta de Freguesia de Mondim de Basto congratula-se com o CHUMBO da Declaração de Impacte Ambiental, emitida em 30 de Setembro do corrente ano, referente á passagem da Linha de Muita Alta Tensão pelo concelho de Mondim de Basto, nomeadamente pela freguesia de Mondim de Basto.
Desde Fevereiro de 2010, que, de forma persistente e constante, e em tempo devido, fizemos chegar um conjunto de sensibilizações e alertas junto das entidades competentes, nomeadamente REN, EDP (por estar associada a Barragem do Fridão) e à própria Câmara Municipal, para os efeitos nefastos e consequências desastrosas que resultariam da passagem deste tipo de infra-estrutura pelas nossas terras.

Tínhamos e continuamos a ter a noção clara das condicionantes que iriam ser criadas e impostas ao nosso território, que passavam de forma notória por um conjunto de factores negativos, nomeadamente: danos psicológicos incalculáveis na população, sobretudo na mais idosa; obstáculos, tanto nas áreas de habitats das comunidades faunísticas de interesse para a conservação da natureza, como na sua Flora; desvalorização da paisagem; intrusão visual; além de contribuir para a destruição do desenvolvimento turístico da região.

Não podemos deixar de lamentar a inércia e falta de interesse inicial por parte da autarquia para esta realidade, (só mais tarde despertou para esta problemática), quando na verdade deveria ter sido a primeira entidade, considerando os deveres e responsabilidade que detêm, a alertar e tomar posições a fim de acautelar os interesses dos mondinenses.

Fica a recomendação para que em situações futuras não ignore os factos e seja a primeira a levantar a voz, papel esse que não cabe apenas à Junta de Freguesia.
Sempre tivemos uma atitude responsável e consciente. Temos orgulho na posição que tomámos em prol das populações e na defesa da nossa terra, reiterando que não nos movemos por interesses particulares ou políticos, daí que, pelas mesmas razões, estejamos contra o projecto da Barragem do Fridão.

Com o chumbo da Linha de Muita Alta Tensão, temos a prova mais que evidente de que os “Gigantes” também podem ser derrotados.
Por fim, destacar que, nestas lutas, o mais importante é estarmos unidos na defesa dos interesses da nossa região e não em meras contrapartidas ilusórias e estéreis promessas financeiras oferecidas por multinacionais que operam com um único fim: garantir os seus proveitos.


O executivo da Junta de Freguesia de Mondim de Basto

Sem comentários: