sábado, 15 de outubro de 2011

Durante o mês de Outubro, cinco teatros recebem três espectáculos de criadores emergentes portugueses que marcaram a temporada nacional de 2010-2011. Com a apresentação deste ciclo, a rede de programação 5 Sentidos, que une o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), o Teatro Municipal da Guarda, o Teatro Maria Matos (Lisboa), o Teatro Virgínia (Torres Novas) e o Teatro Viriato (Viseu), pretende valorizar o potencial de novos criadores e promover a sua digressão pelo país.
Nesta primeira edição, os espectáculos seleccionados são: “Dentro das Palavras” (01) de Rui Catalão, “Rosmersholm” (21) de Gonçalo Waddington e “Nothing’s ever yours to keep” (29) de Sofia Dinger.

Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.

Gonçalo Waddington estreia-se na encenação com uma das obras-primas do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen
“Rosmersholm”a 21 de Outubro no Centro Cultural Vila Flor


Sexta, 21 de Outubro, às 22h00
ROSMERSHOLM
GONÇALO WADDINGTON
Pequeno Auditorio do Centro Cultural Vila Flor
Preço 7,50 eur | 5,00 eur c/desconto

“Rosmersholm” é um dos três momentos teatrais que compõem o projecto Tri-Ciclo e trará Gonçalo Waddington ao Centro Cultural Vila Flor a 21 de Outubro. Escrita em 1886, “Rosmersholm” conta a história de Rebekka e Rosmer, que vivem numa mansão nos subúrbios de uma pequena cidade, envolta num desejo profundo e numa culpa silenciosa. Duas personagens com um desejo de individualidade e liberdade que colide com o seu ambiente circundante.
A acção decorre em Rosmersholm, velha casa senhorial nos arredores de uma pequena cidade junto a um fiorde, no Oeste da Noruega. Johannes Rosmer renunciou ao cargo de pároco após o suicídio da sua mulher, Beata. Mas os seus crescentes ideais liberais tornam-no objecto de suspeição entre os notáveis da comunidade que também desaprovam a presença, em sua casa, de uma mulher mais nova, Rebekka West, antiga companheira da sua falecida mulher. Enquanto a relação entre Rosmer e Rebekka se aprofunda e o isolamento do novo casal aumenta, mais as pressões morais da comunidade os precipitam, inexoravelmente, para o seu destino...
Rosmersholm” é considerada por muitos críticos a obra-prima de Henrik Ibsen, a par com “O Pato Selvagem”, escrita em 1884. Como é dito pelo próprio protagonista, Rosmer, o tema da peça é a mudança social e política em que as classes tradicionalmente dominadoras abandonam o direito de impor os seus ideais ao resto da sociedade. Mas aqui a acção é inteiramentepessoal, cabendo à conduta imoral, ou amoral, da heroína “livre-pensadora”,Rebekka, “minar” as crenças políticas e religiosas de Rosmer, homem de grande influência na comunidade. Rebekka não só abandonou o Cristianismo, como também, ao contrário de Rosmer, todo o sistema ético Cristão. Rebekka será, possivelmente, a resposta de Ibsen à questão que o atormentava: saber se a ética Cristã poderá ou não sobreviver à morte da própria religião Cristã.
No próximo dia 21 de Outubro, às 22h00, oPequeno Auditório do CCVF será o palco deste espectáculo.



Tri-Ciclo encerra com Sofia Dinger no Centro Cultural Vila Flor
Sábado, 29 de Outubro, às 22h00
NOTHING’S EVER YOURS TO KEEP
SOFIA DINGER
Pequeno Auditorio do Centro Cultural Vila Flor
Preço 7,50 eur | 5,00 eur c/desconto
A 29 de Outubro, “Nothing’s Ever Yours To Keep” é a peça que fecha a primeira edição da iniciativa Tri-Ciclo no CCVF. Concebido e interpretado por Sofia Dinger, este é um espectáculo que ensaia uma despedida entre pai e filha, e que tem como ponto de partida a música “Daddy’s never coming back”, de Tom Waits.
Em “Nothing’s Ever Yours to Keep”,Sofia Dinger confessa pequenos e grandes desvios na sua vida, expondo a comicidade perversa de tudo isso. A mesma mulher ensina ao seu pai como cantar uma canção de despedida, evocando memórias perdidas que ele não pode reaver. No fundo, é sempre sobre a perda e, mais ainda, sobre a morte.

No próximo dia 29 de Outubro, às 22h00, o Pequeno Auditório do CCVF será o palco deste espectáculo.

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