sexta-feira, 28 de outubro de 2011

 Festival “Fast Forward” decorre pela primeira vez em Guimarães,
de 28 para 29 de Outubro.

CCVF será o anfitrião da VI edição do
Fast Forward Portugal
Sábado, 29 de Outubro, às 22h00
Fast Forward – Film Festival
Grande Auditorio do Centro Cultural Vila Flor
Preço 5,00 eur



No Centro Cultural Vila Flor, a noite de 29 de Outubro será dedicada às artes cinematográficas, acolhendo o Fast Forward Portugal, no Grande Auditório, com uma sessão em que serão exibidos os filmes das equipas que participam neste Festival e onde serão anunciados os vencedores e atribuídos os prémios.
O Fast Forward Portugal – Film Festival é um festival de curtas-metragens organizado pela Velha-a-Branca em que os concorrentes são convidados a realizar um filme em 24 horas. O filme em formato digital deverá ter até três minutos e respeitar o tema entregue no início do Festival a cada equipa. Partindo do tema, cabe às equipas escrever, filmar e editar o trabalho final até ao dia seguinte. A projecção dos filmes das várias equipas e a escolha dos vencedores será feita nessa mesma noite. A VI Edição do Festival decorre nos dias 28 e 29 de Outubro de 2011 em Guimarães no Centro Cultural Vila Flor.
O festival Fast Forward nasceu em Chicago nos EUA e realiza-se actualmente também em Dublin (Irlanda) e em Braga. O primeiro passo para participar neste festival é juntar uma equipa capaz de escrever, filmar, editar e, claro, dar a cara no filme. Não há limite de concorrentes mínimo nem máximo por equipa. Feita a selecção da equipa é necessário proceder à inscrição no Festival.

No primeiro dia do Festival (sexta-feira) a Velha-a-Branca sorteia pelas equipas inscritas um tema para o filme a realizar. O tema não é o guião e deve ser entendido somente como uma referência ou como uma fonte de inspiração para escrever o argumento de uma curta metragem até três minutos.

Recebido o tema é só pôr mãos à obra! O trabalho final devidamente editado deve ser entregue no dia seguinte (sábado) no Centro Cultural Vila Flor até às 17h. A exibição pública dos filmes admitidos a concurso é feita logo a seguir pelas 22h. Mais tarde nessa noite são anunciados os vencedores e atribuídos os prémios.

Os meios técnicos não são um problema: uma simples câmara de vídeo digital, de preferência de alta definição, um computador e software de edição vídeo podem ser suficientes para um bom trabalho. A Velha-a-Branca promove workshops nas semanas anteriores ao início do Festival para quem quiser aprender ou melhorar os seus conhecimentos nesta área.

Ainda nesta noite de 29 de Outubro, terminada a sessão no Grande Auditório, a festa continuará no Café Concerto do CCVF com umaafter-party que proporcionará um momento de descontracção aos intervenientes no Festival e a todos os que se queiram juntar à festa.


Fast Forward Portugal - vale bem uma noite mal dormida!
Inscrições abertas em www.fastforwardportugal.com.

Sem comentários: