sábado, 9 de julho de 2011

no jardim do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães
Teatro Oficina estreia nova produção:
“Macbeth”, de William Shakespeare
Macbeth_Teatro Oficina_Ensaio (1)
“Macbeth”, de William Shakespeare, é a mais recente produção do Teatro Oficina que estreia esta quarta-feira, dia 06 de Julho, às 21h30, ficando em cena até domingo, no jardim do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Depois do sucesso de “Sonho de Uma Noite de Verão” (em Julho do ano passado), o Teatro Oficina volta a invadir o jardim do CCVF, desta vez para apresentar “Macbeth”, também do mestre William Shakespeare. Com encenação de Marcos Barbosa, “Macbeth” marca o arranque do Teatro Estúdio, estrutura teatral criada no âmbito da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, em colaboração com o Teatro Oficina.
Nunca em teatro o trânsito do mal pelo mundo foi encenado de forma mais concisa e carregada como em “Macbeth” de William Shakespeare, o seu drama ao mesmo tempo mais curto e poeticamente mais denso. A versão apresentada pelo Teatro Oficina concentra ainda mais o drama shakespeariano da ambição e do homicídio, fechando o círculo dos vivos e dos seres fantásticos para caber na roda do trabalho de apenas 12 actores.
Para adensar o ritual, a lenda ancestral que Shakespeare procurou para ilustrar a fome de poder dos dois sexos aparece também mais chegada à nossa lenda, completada com orações e práticas da memória da nossa cultura que ecoam com as que o autor de língua inglesa foi buscar às raízes do seu folclore, e da sua tradição mágica e religiosa.
A peça conta com a interpretação de Alheli Guerrero, Ana Sofia Gouveia, André Júlio Teixeira, Ângela Marques, António Jorge, Diana Sá, Emílio Gomes, Ivo Bastos, Manuel Tur, Sara Costa, Sara Pinto Pereira e Tiago Correia. Nesta produção, participam também os actores que frequentaram a Turma de Criação Teatral promovida pelo Teatro Oficina ao longo do último ano. Os bilhetes para o espectáculo podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde pode consultar toda a programação do espaço vimaranense.

Sem comentários: