quinta-feira, 14 de julho de 2011


Caminhos, Ruas e Passeios Pedonais



Esta freguesia, tem vindo junto do Sr. Presidente da Câmara e também em Assembleia Municipal a solicitar a necessidade de dar resposta urgente de situação que se arrasta desde o executivo anterior e que persiste com este novo elenco camarário que já vai a caminho de dois anos.

No lugar da Srª da Piedade, aluiu uma parte da rua que dá acesso ao “Bairro dos Pobres”, no ano de 2008. Esta derrocada além de ter sido para um quintal de um morador tem vindo a causar incómodos, como também, poderá vir a ocorrer novamente outro desabamento com a passagem de um veículo - dado a falta de sustentação da via – podendo causar prejuízos ainda maiores. Esta indiferença por parte da autarquia desta ocorrência, revela uma falta de respeito e sobretudo um mal exemplo por parte da mesma, dado ser a entidade que fiscaliza e aplica coimas aos munícipes no desrespeito as suas responsabilidades. Se o referido aluimento fosse de uma propriedade particular para uma artéria, com certeza que não estaria tanto tempo a dificultar a via pública.

Não posso deixar de realçar que, neste momento, estão a ser executas obras de regeneração urbana do centro da Vila, obra essa, que exige um esforço financeiro de dois milhões de euros, sem sombra de dúvida que irá melhorar o aspecto da vila, no entanto, questiono como são encaradas e avaliadas as necessidades dessas obras, enquanto, logo ao lado ou mesmo ao virar da esquina, existem várias vias que urgem de intervenções e algumas nem sequer têm pavimento. Julgo que seja uma afronta para esses moradores assistirem a retirada de asfalto e colocação de paralelo e vice-versa, enquanto na sua porta ou existe um buraco ou tem um acesso em terra batida.

Também não deixa de ser uma afronta, quando se vê a ausência de passeios pedonais aos locais periféricos da vila, a destacar, Vilar de Viando, Pedra Vedra e Serra. Dada a proximidade destes lugares da Vila, muitos moradores deslocam-se regularmente a pé. No entanto, a viagem pedonal é de alto risco e muito perigosa para os idosos e crianças.

Até à data o Sr. Presidente da Câmara limita-se a dizer que está a tomar as devidas diligências. Cabe a um Presidente da Câmara ter uma noção clara e real do Concelho e assim, definir as prioridades por forma a que todos os habitantes deste concelho tenham o mesmo tratamento e que sintam na realidade que “Mondim de Basto é Para Todos”

Da freguesia sempre houve e continua a haver intenção de manter uma boa relação entre órgãos de poder, tanto que esta freguesia nunca deixou de procurar o município para apresentar e resolver situações que necessitam de uma intervenção urgente, mostrando-se sempre disponível para eventuais parcerias. Nos encontros já encetados, resultou a apresentação em reunião com o sr. Presidente da câmara da necessidade urgente em pavimentar faseadamente neste mandato 4 caminhos e 3 passeios pedonais, que entendemos serem inevitáveis a sua execução.
O Presidente da Junta de Freguesia
Fernando Mª D. C. Gomes


Sem comentários: