sexta-feira, 1 de julho de 2011

1º Prémio categoria Artesanato Contemporâneo - Encontro 3º Prémio categoria Artesanato Tradicional - Mesa para dois
Dois projectos desenvolvidos por artesãs vimaranenses venceram o 1º e o 3º Prémio do Concurso Bienal promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, que teve por tema “As Artes da Casa”.
A Oficina lançou o desafio a três bordadeiras acreditadas pelo recente processo de certificação do Bordado de Guimarães e apoiou ainda uma parceria com uma artesã/designer que reside e trabalha no concelho. O resultado deste envolvimento colectivo garantiu a Adélia Faria, Conceição Ferreira, Isabel Oliveira e Cristina Vilarinho o 1º Prémio na categoria de Artesanato Contemporâneo, com o projecto “Encontro”, que alia as técnicas tradicionais à inovação gráfica dos motivos. As primeiras três artesãs supra-mencionadas foram ainda contempladas com o 3º Prémio na categoria de Artesanato Tradicional, com o conjunto “Mesa para dois”.
Num conjunto vasto de dezenas de peças pré-seleccionadas e provenientes de todo o país, Guimarães convenceu o júri aliando a potencialidade dos métodos tradicionais de execução à irreverência da criação contemporânea. A cerimónia de entrega de prémios realiza-se este sábado, dia 02 de Julho, às 17h00, e as peças galardoadas manter-se-ão em exposição até ao próximo domingo, dia 03, na FIA - Feira Internacional de Artesanato, que decorre em Lisboa.

Sem comentários: