domingo, 17 de junho de 2012


Iris Henkenhaf-Stark expõe em Guimarães




No passado sábado foi inaugurada, na galeria G.40 do Hotel Mestre de Avis, na rua D. João, uma exposição multi-disciplinar da artista plástica, a residir na Alemanha, Iris Henkenhaf-Stark, sob o título “Chifres – a nossa origem celta”. A artista apresenta-nos uma série de trabalhos em vidro onde, para além dos chifres, podemos ainda observar alguns vitrais e pinturas, cuja apresentação esteve a cargo de Vasco Carneiro. Ficamos assim a saber da relação que os nossos antepassados celtas tinham com o chifre como meio comunicacional e os vitrais, que foram introduzidos pelos povos visigóticos, para embelezar e deixar passar a luz nas igrejas e catedrais por eles construídos.
Os convidados, maioritariamente constituídos por alemães que se deslocaram propositadamente da Alemanha para participar na inauguração, foram brindados com um concerto de música, de raiz celta, executado exemplarmente por Tiago Abreu, ao violino, e Carlos Fernandes, ao piano.
Em declarações ao Notícias de Guimarães a directora do hotel, Maria Rosa Roedër, referiu que esta primeira experiência foi positiva e é para repetir, mas que o seu objectivo é criar um intercâmbio entre artistas plásticos alemães e portugueses, ou seja, que os artistas portugueses vão à Alemanha expor os seus trabalhos e vice-versa. É uma aposta demasiado importante para ser ignorada pelos nossos artistas que poderão, desta forma, ter uma porta aberta para a internacionalização das suas obras.
A exposição pode ser vista até ao próximo dia 31 de Agosto.

Sem comentários: