domingo, 17 de junho de 2012


No conhecido Largo da Tulha, no centro da cidade de Guimarães

‘Tasca’ promove comércio com música popular

Abriu portas há pouco mais de 15 dias, mas já pôs o conhecido Largo da Tulha a mexer. A Tasca Nicolino promoveu, na noite de 6 de Junho, quarta-feira, a sua primeira iniciativa cultural, de cultura tradicional portuguesa, com o objectivo de dar vida ao Largo e chamar mais pessoas para aquele espaço histórico e, sobretudo, para os estabelecimentos comerciais que nele existem.

E naquele centro, do centro histórico de Guimarães, há de tudo. Há lojas de artesanato, há uma padaria, há uma galeria de arte, há barbearias, há alfaiates, há tascos e outras lojas de comes e bebes. Na passada semana, na véspera do feriado do Corpo de Deus, esteve a animar aquele Largo o Projecto Enraizarte, de Chaves. Um grupo de bombos e gaitas de foles “tocou aqui fora e chamou muitos clientes para esta zona da cidade. Foi a Tasca que promoveu a festa, e assumiu as despesas da iniciativa, mas fê-lo em nome de todos os comerciantes da Tulha”, explicou ao NG António Machado, da Tasca Nicolino.

Esta acção de promoção do comércio tradicional com música popular portuguesa foi vista com bons olhos pelos outros lojistas.”Esta parte da cidade está muito esquecida. E Guimarães não é só Oliveira e Santiago. Temos de trazer pessoas para este Largo e esta cultura genuína de Portugal funcionou muito bem”, salientou Vera Fernandes, de uma loja de artesanato.

Nos próximos dias outras actividades vão acontecer naquele Largo, todas promovidas pela Tasca. Primeiro será a vez de um rancho folclórico animar o exterior do Largo. Depois, um grupo de teatro irá representar um momento teatral nos três pisos interiores da Tasca. Além disso, o mesmo estabelecimento comercial, onde se bebe vinho nas malgas e se come uns petiscos numas mesas com toalhas ao xadrez, está a promover um concurso de criação literária, intitulado “Um conto tonto”. As inscrições terão de ser efectuadas nas instalações da Tasca e os prémios são, no mínimo, originais. O primeiro classificado será premiado com um garrafão de vinho verde, o segundo com duas postas de bacalhau e o terceiro com um quartilho de vinho tinto.


Sem comentários: