domingo, 17 de junho de 2012

“Programa à Descoberta”, de 02 a 27 de julho, para crianças dos 6 aos 10 anos
Verão especial no CCVF para pequenos descobridores
Este verão, e à semelhança dos últimos anos, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, preparou um conjunto de oficinas de artes e atividades lúdicas – intitulado “Programa à Descoberta” – criado com o intuito de proporcionar uma oferta qualificada para as férias das crianças e de promover o “usufruto dos tempos livres” em vez da “ocupação dos tempos livres”.
Cada semana tem um tema âncora, a partir do qual se desenvolvem, de forma lúdica e articulada entre si, oficinas de artes, debates filosóficos, sessões de cinema, visitas e outras atividades, numa perspetiva transversal do saber e do fazer. Os objetivos do Centro Cultural Vila Flor junto das crianças são abrir novas perspetivas sobre o mundo que as rodeia, desenvolver a sua criatividade e contribuir para a valorização da experiência de cada um no seio do trabalho em grupo. Esta edição do “Programa à Descoberta” decorre entre os dias 02 e 27 de julho, das 09h00 às 18h00. As atividades são dirigidas a crianças dos 6 aos 10 anos de idade e acontecem em dois momentos: “À Descoberta dos Limites” e “À Descoberta do Nada”.
“À Descoberta dos Limites” decorre de 02 a 06 e de 16 a 20 de julho. Este programa inclui temas e atividades que abrangem a filosofia, artes plásticas, astronomia, cinema, passeio pedestre, dança, cenografia, fotografia e uma sessão de cinema fora d’horas. “À Descoberta de Nada” acontece nos períodos de 09 a 13 e de 23 a 27 de julho. A gama de atividades contempla áreas como a escrita, filosofia, artes plásticas, voz, dança e som, e engloba também uma sessão de contos, uma visita orientada às exposições “Flatland Redux” e “Christian Boltanski” e um piquenique.
As crianças podem inscrever-se numa ou mais semanas. As inscrições devem ser efetuadas até uma semana antes do primeiro dia da semana pretendida, no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário disponível online.
Oficinas para os mais crescidos
Os mais crescidos, entre os 11 e os 14 anos, poderão inscrever-se em duas oficinas, uma que liga o mundo do teatro de sombras e o mundo do som, e outra que explora a área da fotografia.
De 23 a 25 de julho, entre as 11h00 e as 17h30, realiza-se “A Sombra do Som”, uma oficina de teatro de sombras e sonoplastia, em formato intensivo, na qual os jovens poderão explorar a mecânica das sombras em cena, da construção à animação das formas, mas sempre pensando num pequeno espetáculo, em que luz, sombra e som constroem a ilusão teatral. A conceção e orientação desta oficina pertence a Raul Constante Pereira e João Martins.
A 26 e 27 de julho, no mesmo horário, os jovens poderão também participar na oficina de fotografia “A Sombra e o Sol”, concebida e orientada por Ana Joana Amorim e Joana Castelo. A luz intensa do Sol atua sobre as matérias e produz sombras, formas, linhas e superfícies – este é o princípio essencial da fotografia, o desenho com luz. Através de exercícios experimentais com sombras chinesas, com a câmara escura, o desenho de silhuetas, o fisionotraço e a fotossensibilidade, serão exploradas diferentes possibilidades utilizando o corpo e objetos inesperados para a criação de imagens.
As inscrições para ambas as oficinas poderão ser efetuadas no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário de inscrição disponível online.

Sem comentários: