sábado, 14 de julho de 2012

Programa Multidisciplinar em Artes é coproduzido pelo Centro Cultural Vila Flor e pela Asas de Palco - Escola de Artes Performativas
Box Project 2012
IMG_5910
O Centro Cultural Vila Flor e a Asas de Palco – Escola de Artes Performativas, em Guimarães, associam-se para coproduzirem mais uma edição do Box Project, um programa multidisciplinar em artes que reforça a aposta e a importância da formação em ambiente não formal em artes multidisciplinares.
O Box Project é um programa pensado para quem deseja iniciar formação na área das artes, aprofundar conhecimentos ou explorar outras áreas de trabalho artístico. Em 2012, o projeto alarga o seu caráter multidisciplinar e de formação integrada e passa a propor ao público, para além de um programa diversificado em artes, o acesso a uma exposição fotográfica e a um documentário. Esta exposição e documentário registaram um programa de formação e pesquisa descentralizado focado nas freguesias de Guimarães. Durante um mês desenvolveu-se formação artística na comunidade ao mesmo tempo que se investigava e recolhia material para a construção de um espetáculo de palco.
Daquele programa de formação resultaram também sete mostras públicas em formato de site specific que foram apresentadas em espaços públicos urbanos de Guimarães. O documentário e exposição registaram os vários passos deste processo, o que permite perceber como é que se constrói um projeto com esta tipologia, ao mesmo tempo que se apresentam discursos artísticos novos e alternativos sobre o mesmo objeto. O documentário e a exposição podem ser vistos no próximo dia 17 de julho, às 21h30, no São Mamede – Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães. A entrada é livre.
Os espaços de formação do Box Project, designados workboxes, irão realizar-se no Centro Cultural Vila Flor e na Asas de Palco, entre os dias 16 e 21 de julho, das 10h00 às 18h30. As workboxes dividem-se em diferentes áreas – bboying, composição e improvisação, fotografia de cena, flying low, improvisação, movimento contemporâneo, reportório contemporâneo, stencil, técnica de dança contemporânea e vídeo – que serão orientadas por formadores multifacetados e inovadores, com trabalho firmado nacional e internacionalmente. Joana Antunes, bailarina e coreógrafa vimaranense com vasta experiência em técnica clássica, técnica contemporânea e programas de iniciação à formação artística, assume a direção artística do projeto.
O Box Project dirige-se ao público a partir dos 6 anos de idade. As inscrições serão aceites até ao dia 09 de julho e poderão ser efetuadas na Asas de Palco – Escola de Artes Performativas (Assembleia de Guimarães, Rua Professor Egas Moniz, 4810-027 Guimarães) ou no website do Centro Cultural Vila Flor, www.ccvf.pt, através do preenchimento do formulário disponível online.

Sem comentários: