quinta-feira, 8 de março de 2012

POPULAÇÃO LOCAL E TURISTAS PARTICIPARAM NO

 REVIVER DAS TRADIÇÕES DA MATANÇA DO PORCO







No passado Sábado, logo pela manhã, a freguesia de Mondim de Basto acordou pronto a receber mais de uma centena de pedestrianistas madrugadores que se associaram à iniciativa de recordar e reviver a tradicional matança do porco, evento organizado pela Freguesia de Mondim de Basto e o Parque de campismo local.

A azáfama instalou-se no parque de campismo local com o toque de saída para a primeira actividade, naturalmente de desgaste para preparar o amigo estômago, assim nada melhor do que uma caminhada a preceito por veredas, trilhos e caminhos rurais calcorreados por jovens e adultos, animados em passo ritmado rumo as margens do rio Cabril com a sua água cristalina. Seguindo pelos estreitos trilhos agrícolas de Vilar de Viando, chegou-se ao alto do Penedo do Vale, local privilegiado, considerado por muitos, o lugar mais bonito de Vilar de Viando, um autêntico Miradouro. Composto por várias Eiras, Alpendres e Espigueiros, alguns já em estado de abandono. Neste lugar, além de oferecer a todos os caminheiros uma panorâmica fotográfica, ofereceu também e, ficará na recordação de muitos, com certeza, um rico mata-bicho com saborosas febras, as famosas pataniscas preparada pela dona Maria da Graça de Pedra Vedra, acompanhadas com broa, bolachas e café no pote, que nos contagiaram e satisfizeram a pedir por mais, num banquete esplendoroso e requintado, demonstrativo das nossas gentes, que quando abrem as suas portas, recebem os visitantes de uma forma afectuosa.

Rumamos ao Parque de Campismo de Mondim esfusiantes e alegres pelo agradável passeio, lá seguiu-se a terceira parte da jornada com um magnífico almoço, a que não faltou o porco no espeto, os rojões, a linguiça, o entrecosto regados com o bom vinho da região, que deliciaram e saciaram os visitantes que se associaram ao evento e se foram aproximando com as doze badaladas a anunciar a hora do repasto.

Durante a tarde, a festa continuou com a animação de jogos e ao som da Concertina do Luis da Etelvina que proporcionou um alegre convívio cheio de dança e encanto que veio a ajudar à digestão das saborosas refeições.

Este evento, organizado pela freguesia de Mondim de Basto, já alcançou o seu cunho, pela participação massiva da população e visitantes campistas. Tal como nos anos anteriores, contou com a participação especial e sempre grata dos dirigentes nacionais da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.



                                                                                  O Executivo

Mondim de Basto, 06. Março.2012

Sem comentários: