quinta-feira, 15 de março de 2012

Freguesia de Mondim de Basto

Intervenção em caminhos e outras obras



Na sequência de outras obras, esta Junta de Freguesia vem dando prioridade nas intervenções aos acessos em lugares mais isolados da freguesia, por forma a proporcionar mais comodidade aos idosos que sentem alguma dificuldade em trilhar pelas calçadas antigas que apresentam um piso bastante irregular.

Foram realizadas 3 obras de pavimentação nos lugares de; Campos com uma pequena reparação do piso existente eliminando os desníveis que obrigava uma condução mais cautelosa. No lugar de Montão, foi substituído o piso existente que apresentava muitas irregularidades que os idosos manifestavam o seu medo em caminhar neste acesso. No lugar de Pedra Vedra, foi pavimentada um antigo trilho, Quelha de S. Bartolomeu. Esta obra sofreu uma intervenção mais profunda com alargamento em alguns pontos, canalização das águas pluviais e reparação do trecho que transpõem o ribeiro. Este acesso é essencial na ligação da zona antiga a Capela de S. Bartolomeu e Estrada Nacional, reduzindo em cerca de 1 Km.

No lugar de Campos, por motivos de segurança, foi colocada uma rede de protecção de um tanque de regadio junto ao lavador de roupa, no sentido de evitar algum acidente com queda de uma criança ou de alguma pessoa que habitualmente  se deslocam ao lavadouro.

No Monte da Srª da Piedade, como tem sido prática, realizou-se numa faixa do monte uma limpeza de matos que estão próximos de casas e do “Bairro dos Pobres”, tendo como principal finalidade, manter estas habitações protegidas no caso de incêndio.

Brevemente, este monte irá sofrer uma intervenção em toda a sua zona florestal no sentido de transformar esse local num lugar aprazível digno de ser visitado e procurado para algumas actividades de lazer e de manutenção física.

Com essas limpezas são realizadas alguns cortes de árvores que são dispensáveis a sua presença. A lenha depois será fornecida as famílias mais carenciadas.






















Mondim de Basto, 09 de Março de 2012-03-09

O Executivo




Sem comentários: