quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O QUE HUMBERTO CERQUEIRA NÃO FAZ, OU NÃO SABE FAZER, NA ÁREA DA SAÚDE.

Ao receber a carta enviada na passada semana pelo Engº Humberto Cerqueira, ficámos todos convencidos que vinha nela informação relevante, o que, efectivamente, não aconteceu.

Afinal, comparamos esta com outras cartas, utilizadas com um disfarçado propósito de continuar a campanha eleitoral iniciada em 2009, mas agora com dinheiros públicos, o que é grave.
O que a carta nos prova, claramente, são as promessas não cumpridas durante todos estes 2 anos pelo executivo socialista.
 Promessas que desde 2009 Humberto Cerqueira teve mais do que tempo para cumprir. Teria dado trabalho, mas era isso que os mondinenses mereciam. Promessas que os munícipes esperam e, nalguns casos, desesperam, de ver cumpridas. Tudo o resto são desculpas de mau pagador.
Senão, vejamos o que Humberto Cerqueira e o PS prometeram aos mondinenses:
Mais e melhores Serviços de Saúde: 1)  Criação de uma Unidade de Saúde Familiar.  2) Promover a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados.   3) Unidade  móvel  de  Saúde  ( que prometeram iria “percorrer as Freguesias do Concelho”, para “ fazer   chegar  mais  perto  daqueles  que  mais  precisam,  os  idosos  e  as  pessoas  com  doenças  crónicas,  além da  prestação  de  cuidados  primários  de  saúde.”
Embora pouco ambiciosas, foram estas as promessas que Humberto Cerqueira fez na área da saúde. Promessas que em 2 anos ( não foram 2 meses, foram 2 anos !) não soube cumprir. E o que o CDS-PP exige, em nome dos mondinenses, até daqueles que se deixaram iludir com tanta promessa eleitoral, é que as cumpra.
Limita-se a escrever cartas com desculpas ou a falar em propostas como as da viatura de emergência médica que constava do programa do CDS e não do programa do PS. Verificamos que leu o nosso programa e que gostou dessa, como de outras ideias, que dele constavam.  
Só que não as sabe implementar. Apenas soma promessas não cumpridas a promessas copiadas e sempre com o mesmo resultado: Nenhum!
E a saúde não é uma palavra vã com que se brinque ou jogue em cartas ou postais. A saúde é uma área que deve exigir dos políticos discrição e defesa dos superiores interesses dos mondinenses, e não um qualquer oportunismo ou aproveitamento político. Foi com esse espírito que os vereadores do CDS levantaram, em primeira mão, o problema do centro de saúde de Mondim, em  2011, em  reunião de câmara, sendo, de igual forma,  este assunto levantado pelos nossos representantes em assembleia municipal. Foi também com esse espírito que levantaram o problema da Extensão de Saúde de Atei em diversas outras reuniões de câmara.
Foi esta a posição dos representantes do CDS no passado, é-o agora, e sê-lo-á no futuro. Mudou o governo, mas nós não mudamos de opinião.
Ao contrário de Humberto Cerqueira que verificamos ter aproveitado a mudança de governo para mudar também o estilo. Mas, o resultado é, infelizmente, sempre o mesmo: Nenhum! E já são muito poucos os que se deixam iludir. O que seria realmente importante e útil para os munícipes era que Humberto Cerqueira, em vez de procurar desculpas, procurasse encontrar soluções. Como, por exemplo, o que os Vereadores do CDS propuseram, de implementar incentivos para que os médicos possam vir para o nosso concelho, incluindo a possibilidade de o orçamento camarário contemplar verba para o pagamento a esses médicos.
Isto, sim, seria útil e relevante para os munícipes. Isto, sim, seria encontrar soluções concretas para problemas concretos dos mondinenses. Sem esperar que sejam outros a fazê-lo por nós.
Porque, se não for assim, a única coisa que ficam são cartas. Cartas, e a dúvida acerca de quem pagou os envelopes e o envio, que esperamos não ter sido feito à custa dos bolsos dos munícipes. Se não, lá terá o executivo do PS contribuindo, como continua a fazer, para aumentar o endividamento da Câmara.
Quanto ao CDS podem os mondinenses estar tranquilos. Como sempre, estamos disponíveis para encontrar soluções e não para aumentar os problemas e os encargos, que é normalmente o caminho escolhido pelos menos esforçados.

CDS-PP de Mondim de Basto
Mondim de Basto, 23 de Janeiro de 2012

Sem comentários: