quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Academia de Música e Bailado de Guimarães assinala no CCVF os seus 25 anos de existência

No primeiro Domingo de 2012 (08 de Janeiro), o Centro Cultural Vila Flor acolhe os artistas da Academia de Música e Bailado de Guimarães para celebrar o 25º aniversário da academia vimaranense, motivo para apresentar o espectáculo “25 Anos de Dança”.
A Academia de Música e Bailado de Guimarães foi fundada em 1986 por Rui Donas e Helena Sousa com o intuito de dotar Guimarães de uma estrutura profissional dedicada ao ensino da dança nas várias vertentes.
Actualmente, as disciplinas leccionadas na academia passam pelo Ballet Clássico, Jazz, Moderno, Contemporâneo, Hip-Hop, assim como Dança Educacional, Danças Tradicionais, Dança Renascentista, Danças de Salão e Piano.
A Academia é frequentada por 160 alunos, sendo paralelamente responsável pelas aulas de Música e Movimento leccionadas no Infantário de S. Francisco, abrangendo um total de 202 alunos. Possui ainda um protocolo com a "L'Aula – escola de dansa" de Igualada, promovendo um intercâmbio regular entre as duas escolas desde 1995.

A Academia tem um protocolo de parceria com o “Paço dos Duques de Bragança” e o IMC (Instituto dos Museus e da Conservação) para a animação dos espaços museológicos em diversos eventos, e na dinamização do Serviço Educativo do Paço com a realização de workshops de dança antiga. Inserido neste protocolo iniciou-se em 2008 o projecto “O Baile do Duque”, curso de formação em dança renascentista, com Maurizio Padovan – músico, professor e investigador, um dos mais qualificados e notáveis historiadores de dança do panorama internacional. Do trabalho desenvolvido nesta formação resultou a criação de um Grupo de Dança Antiga apresentado ao público em Abril de 2011 após uma investigação sobre os trajes e as Danças na Corte de Catarina de Bragança – Londres 1662- 1692.
A apresentação pública do trabalho realizado é feita através de «aulas abertas» nas instalações da Academia, participações em espectáculos, workshops, festivais e exposições para os quais é convidada e pela produção bienal de um espectáculo. Em Guimarães, a Academia esteve presente na inauguração do Auditório da Universidade do Minho, inauguração do Auditório da Didáxis, co-produziu com a Oficina de Dramaturgia e Interpretação Teatral (ODIT) e a Câmara Municipal de Guimarães várias “Semana da Dança”, projecto pioneiro a nível nacional na divulgação da dança contemporânea, em Guimarães.
Na área da Formação de Professores, entre 1992 a 2005 um total de 41 professores obtiveram a sua Certificação como Professores de Dança Clássica (Diplomados pela Royal Academy of Dance - Londres), sendo que 33 possuem hoje as suas próprias escolas e estão todos a leccionar.
Dos vários alunos que seguiram estudos superiores a nível da dança e/ou se profissionalizaram como bailarinos ou coreógrafos destacam-se os nomes da Lígia Teixeira, Rafaela Salvador e Ricardo Machado, jovens com presença assídua em vários palcos com projectos próprios ou incluídos no elenco de companhias nacionais de renome.
No âmbito da Captital Europeia da Cultura a Academia tem colaborado activamente com a Área de Comunidade, albergando e apoiando o projecto “Outra Voz”, participando e recebendo acções de formação da Rede de Parceiros Educativos, no Projecto Krisis / Academia Krisis e na orientação de uma Residência Artística.
Como princípio orientador da sua actividade têm o respeito pelo desenvolvimento individual de cada aluno e o dever de proporcionar um ensino de qualidade para todos, potencializando a aprendizagem através do lúdico com as capacidades terapêuticas e sócio-motoras que a prática da dança desenvolve.
A interdisciplinaridade com outras áreas artísticas – música, canto, fotografia, vídeo – é a forma de dar oportunidade a cada criança/jovem de ter as suas próprias experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento da sua personalidade e o crescimento da sua natureza artística.
“Não é a perfeição artística ou performance de danças sensacionais, o que se pretende, mas um efeito benéfico da actividade criadora da dança, sobre a personalidade da criança” Rudolph Laban.
- - -
Há um espaço, há um tempo, surgem momentos que não voltam a acontecer. No entanto, como o vento que vai e volta, ter em palco alunas que nos acompanharam no nosso primeiro espectáculo ajuda-nos a compreender como vale a pena acreditar.
Mergulhar no desconhecido é deixar-se levar pelas ondas que vão ter à constante descoberta de histórias que nos surpreendem a cada instante, renovando energias para voltar a criar. Transformamos assim ideias em objectos, movimento em poesia, mensagens em canto, gostos em música.
Desde “Um breve passado” até “Um longo futuro de muitas outras cores” fazemos uma viagem onde as memórias se fundem com a vontade de ir mais além, agilizando a busca de um sonho que se vai tornando realidade.
“Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…” (Fernando Pessoa).
- - -
“25 anos de Dança” é uma co-produção entre a Academia de Música e Bailado de Guimarães e o Centro Cultural Vila Flor e terá lugar no Grande Auditório do CCVF, às 18h30 do dia 08 de Janeiro.

Os bilhetes para o espectáculo podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.
É possível usufruir do serviço de baby-sitting durante o período do espectáculo “25 Anos de Dança”, o qual poderá ser requerido junto da bilheteira (1 euro )

Sem comentários: