quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ENGENHEIRO ALFREDO DE MENDONÇA
40 ANOS AO SERVIÇO DE TODOS OS MONDINENSES.


 
Antes do 25 de Abril lutei contra a ditadura e depois do 25 de Abril continuo a lutar contra os ditadores.
Antes do 25 de Abril lutei pela liberdade de expressão e depois do 25 de Abril continuo a lutar contra a censura.
Antes do 25 de Abril lutei contra os abusos de poder e depois do 25 de Abril continuo a lutar para que se faça justiça.
E fazer justiça é prestar uma homenagem publica ao Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eng o. Alfredo de Mendonça pelos seus 40 Anos ao serviço de todos os Mondinenses. Os factos são conhecidos mas para que a memoria não se perca, vou relembra-los.
Quando em 1970 o Eng º Alfredo de Mendonça assumiu o Cargo de Provedor, a Santa Casa de Misericórdia de Mondim não passa de uma simples casa oferecida pelo seu tio avô o Comendador Alfredo Alvares de Carvalho com, relativamente, pouca expressão social. Mas hoje passadas 4 décadas de serviço e de dedicação à causa publica, o Eng º Alfredo de Mendonça transformou-a numa instituição que tem 122 utentes em regime de internato, 40 no seu centro de dia, 78 de serviço ao domicilio, 98 crianças no seu infantário e 81 funcionários, num total de 419 pessoas que dependem directamente dela, num Concelho que pouco mais tem de oito mil habitantes. E se a estes números lhe juntar-mos o património edificado que entretanto foi adquirido, não tenho qualquer duvida em afirmar que se deve ao trabalho e à dedicação do Eng º Alfredo de Mendonça que a Santa Casa de Misericórdia de Mondim seja hoje a maior, a melhor e a mais bem gerida instituição do nosso Concelho e um exemplo a nível nacional.
Contudo, como é óbvio, todo este imenso património não é dele. Pertence a todos os Mondinenses. Por isso é chegada a hora dos Mondinenses lhe demonstrar a sua gratidão, por este legado, através de uma homenagem publica organizada pela sociedade civil,que inclua da mais alta personalidade ao mais humilde cidadão.
Enquanto é tempo.
Até lá...

Antóno Martins

Sem comentários: