quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vimaranense levou projecto “Eco.Grafias da Memória” ao hospital

Crianças doentes “sonharam” com o Natal

Natal é tempo de solidariedade, paz e amor. Por isso nada melhor do que dar um pouco de nós aos outros. Este é o lema de vida, durante todo o ano, de Sandra Maria Ferreira. Uma vimaranense que vive para escrever e para minimizar o sofrimento e a solidão dos outros. Nesta quadra natalícia a jovem visitou as crianças internadas no Hospital de Guimarães, onde criou uma história de Natal para “sonhar”.
O serviço de pediatria do Centro Hospitalar do Alto Ave recebeu uma visita especial na manhã de quarta-feira, 7 de Dezembro. Uma vimaranense utilizou algumas actividades de arte e terapia para contar uma história e fazer as crianças doentes “Sonhar o Natal”. Uma actividade inserida no projecto voluntário da autora, intitulado “Eco.Grafias da memória Infância/Velhice”.
Sandra Maria Ferreira tem 34 anos de idade, vive em Ronfe e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Foi professora de português e francês durante alguns anos, mas decidiu “aposentar-se” do ensino muito cedo para cuidar das suas tias-avós acamadas. Entretanto dedicou-se ao que mais gosta de fazer: escrever e pintar. Foi assim que, há dois anos, surgiu o projecto “Eco.Grafias da Memória”. Uma iniciativa que tem como público-alvo as crianças e os idosos de lares, instituições de acolhimento, jardins-de-infância, bibliotecas, escolas, orfanatos, centros de dia, prisões e hospitais.
O Notícias de Guimarães acompanhou a primeira visita de Sandra Ferreira ao hospital de Guimarães. 10 crianças internadas no serviço de pediatria assistiram aos contos da animadora, interagindo com ela. A actividade decorreu na sala dos brinquedos e inseriu-se no projecto de estágio do curso profissional de animador sociocultural da Escola  Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane (Famalicão). A actividade baseia-se na construção, em conjunto, de histórias a partir de imagens retiradas de um baú e de elementos lúdicos e de interacção colocados na tenda colorida montada pela animadora.
No final a vimaranense mostrou-se satisfeita com a “receptividade das crianças, que foram muito acolhedoras”. Refira-se que este é um projecto voluntário que visa promover os afectos – “a base das relações humanas”, funcionando como uma “arte/terapia” através da linguagem e da cor.
Pedro Freitas, médico e director do serviço de Pediatria e de Neonatologia do CHAA, reconheceu ao NG que “vamos tendo, ao longo do ano, várias actividades lúdicas para as crianças. Isto é muito importante porque as crianças que estão internadas, são crianças debilitadas. Tudo o que lhes possamos dar para proporcionar distracção, divertimento, entretimento e ensinamento é sempre bom”.
Sandra Ferreira confessou ainda que “escrevo para viver e vivo para escrever” enquanto vai pintando umas “coisitas de amadora”. Em 2006 publicou o livro “Papoila, o príncipe e o sonho”. Tem mais livros em fase de publicação. É autora do blog papoilasonhadora.blogspot.com. Adora ouvir o som do violino e sonha aprender a tocar piano.
 

Sem comentários: