quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apresentação do Bordado Enamorado 2011 realiza-se a 13 de Dezembro no Museu de Alberto Sampaio
Exemplares com desenhos de Helena Cardoso e Joana Vasconcelos
No seguimento do projecto de estudo, certifica??o e valoriza??o do Bordado de Guimar?es, surgiu um projecto, fruto da parceria entre o Museu de Alberto Sampaio e A Oficina, que pretende unir a tradi??o e a contemporaneidade. Para o efeito, as duas institui??es convidaram diversos poetas e artistas pl?sticos portugueses a contribuir, com o seu trabalho, para a cria??o de uma s?rie de catorze pe?as em Bordado de Guimar?es, abordando o “amor” como tem?tica principal. Em cada ano s?o lan?ados dois exemplares.
As cria??es deste ano ser?o apresentadas na pr?xima ter?a-feira, dia 13 de Dezembro, ?s 16h00, no Museu de Alberto Sampaio. Contam com os desenhos dos artistas Jo?o Borges e M?rio Vit?ria e com os poemas de Carlos Po?as Falc?o e Manuel Ant?nio Pina. Concei??o Ferreira e Isabel Oliveira s?o as bordadeiras respons?veis pela execu??o do bordado.
Com o tema “amor” como pano de fundo, esta apresenta??o ?, ainda, marcada pela data da efem?ride com grande tradi??o em Guimar?es: a festa em honra de Santa Luzia, na qual se vendem os doces designados como ?passarinhas? e ?sard?es?, comprados respectivamente pelas raparigas e pelos rapazes para ofertarem ?quele(a) que amam.
Ainda a 13 de Dezembro, na Loja Oficina, tem lugar a inaugura??o da exposi??o ?Artes da Constru??o em Guimar?es Patrim?nio Mundial? e o lan?amento da 5? edi??o da Veduta
No ?mbito do 10? Anivers?rio da distin??o do Centro Hist?rico de Guimar?es pela UNESCO, enquadra-se a exposi??o ?Artes da Constru??o em Guimar?es Patrim?nio Mundial?, onde se destacar?o as principais t?cnicas da constru??o tradicional que fazem parte do importante conjunto edificado da cidade. Algumas artes presentes nesta exposi??o s?o, ainda, subsidi?rias da arquitectura vimaranense e integram, igualmente, este valioso patrim?nio.
O encontro est? marcado para as 17h00 na Loja Oficina, na Rua D. Maria II, n? 126, onde ser? ainda divulgada a 5? edi??o da Veduta – Revista de Estudos em Patrim?nio Cultural. Publica??o da responsabilidade d’A Oficina, a revista Veduta tem como objectivo estimular a reflex?o sobre o patrim?nio cultural enquanto elemento-chave na defini??o da identidade colectiva. Com edi??o anual, esta revista abre espa?o ? divulga??o de alguns trabalhos de investiga??o que se t?m desenvolvido dentro das v?rias vertentes do patrim?nio m?vel, im?vel e imaterial.

Sem comentários: