sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM
FORAM ATINGIDOS NA SUA DIGNIDADE PROFISSIONAL


Os funcionários da Câmara Municipal de Mondim desde sempre que foram ao bar do município tomar café, o que nunca foi um factor impeditivo de cumprirem com as suas obrigações profissionais.
Durante esta rotina diária nunca ninguém lhes chamou a atenção sobre possíveis excessos que eventualmente, alguns deles, pudessem ter cometido. Mas no passado mês de Outubro vieram a ser surpreendidos com uma ordem, emitida pelo presidente da Câmara Municipal, que os impede, a partir de agora, de abandonar o seu posto de trabalho durante as horas de serviço.
A justificar esta medida radical, de carácter repressivo, Humberto Cerqueira invocou que essa regalia dos funcionários podia ser mal interpretada pala opinião publica e dar uma má imagem do Município. Para Humberto Cerqueira a imagem do Município está, assim, acima do bom nome e da dignidade profissional dos seus funcionários, que se viram humilhados com a sua decisão.
A ementa acabou, no entanto, por ser pior que o soneto. Porque foi ele o responsável pela medida que ao transparecer para a opinião publica isso sim deu uma má imagem do Município a que preside. E o mais caricato ainda é que este caso, que podia e devia ter sido resolvido, discretamente, pelas respectivas hierarquias com uma simples chamada de atenção àqueles funcionários que eventualmente se tenham excedido, revelou que a reestruturação dos serviços, que levou a efeito em 2010, falhou. E se falhou foi porque a reestruturação foi feita na base dos interesses partidários em vez de ter sido feita na base das capacidades e das competências de cada um. E é precisamente aqui que reside o problema que veio a dar origem a todo este lamentável caso.
Até lá...



António Martins

Sem comentários: