sexta-feira, 18 de novembro de 2011

6º Magusto da Freguesia de Mondim de Basto/2011



A freguesia novamente realizou o tradicional Magusto, tal como ocorrido nos ano anteriores, valorizando os costumes e tradições populares.
O Verão de S. Martinho não se fez sentir, porque afinal anda tudo às avessas e o tempo não lhe fica atrás, já não sente a ânsia do tão afamado Verão de S. Martinho, mas de umas gotas de água que o S. Pedro insiste em ameaçar. Assim, com a temperatura amena que se fez sentir, nada mais apropriado do que um passeio pedestre pela manhã, com saída no Parque de Campismo para a Casa Florestal de Paradança, local do início da caminhada. O mal tempo já anunciado, assutou alguns caminheiros habituais optando pelos lençóis. Mas não conseguiu demolir a coragem de cerca de 25 costumeiros caminheiros madrugadores que desafiaram o S. Pedro que acabou-se por verificar que ele é nosso amigo e da natureza. Desta vez a caminhada foi percorrida quer pela margem esquerda num sentido e regresso pela outra margem do rio Ôlo, que proporcionou vistas fantásticas do seu leito e suas margens revestidas com as tonalidades que a mãe natureza coloriu nas folhagens cheias de diversidades e feição. A vegetação envolveu o passeio de uma singularidade característica da época outonal, propiciando um domingo prazenteiro e saudável. A meio do percurso, os participantes tiveram que atravessar uma bela ponte de arame para poderem saborear do outro lado do rio o habitual mata-bicho acompanhado do famoso café no pote. Não podemos deixar de salientar que este local deixou todos os participantes estupefactos com o seu conjunto de casas em ruínas, Ponte de arame, rio e sua vegetação envolvente que cria um recanto ideal para quem procura a tranquilidade e beleza.
Queimada as calorias, o almoço servido no Parque de Campismo tinha como ementa os afamados mílharos, prato confeccionado com milho e uma variedade de carnes, que restituiu a energia perdida, sempre associada ao nosso verde da região. Diga-se que os mílharos são um prato suculento e tradicional da nossa terra, pelo que em dia de tradições incumbe-nos respeitar e divulgar a nossa gastronomia tradicional.

E como com castanhas se celebra esta data, estas não faltaram a crepitar nas florescentes fogueiras, convertendo-o num típico e tradicional magusto, regado com líquido novo de Baco, mais conhecido por tintol. Já agora, não foram esquecidos os farruscos, que se encarregaram de retocar os rostos com marcas indeléveis de uma graça afectuosa, que serve para retribuir atrevimentos e galanteios apreciados, distribuídos à socapa numa diversão agradável.

Para finalizar, a freguesia agradece a todos os que participaram e colaboraram para que esta iniciativa continue a figurar no nosso calendário de actividades, ao Parque de Campismo que se associou mais uma vez nesta parceria e a todos os nossos visitantes e amigos campistas e mondinenses que gostam destas “coisas” e são uma excelente companhia neste convívio amigo, estimulando-nos a trabalhar mais e melhor em prol do que de bom tem a nossa terra: a sua gente. Ver fotos em: www.jf-mondimdebasto.pt


O Executivo da Freguesia

Sem comentários: