sábado, 7 de maio de 2011

Estreia da ópera infantil “O Pequeno Limpa-Chaminés”, de Benjamin Britten, no Centro Cultural Vila Flor

Esta sexta-feira e sábado, dias 06 e 07 de Maio, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, apresenta, em estreia nacional, a ópera infantil “O Pequeno Limpa-Chaminés” (The Little Sweep) do compositor britânico Benjamin Britten (1913-1976), com libreto de Eric Crozier (1914-1994). Numa co-produção da Sociedade Musical de Guimarães e d’ A Oficina, a ópera conta com a interpretação da Orquestra e Coro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Em várias obras, Benjamin Britten teve como finalidade apoiar os jovens através de incursões na sua educação musical. Em “O Pequeno Limpa-Chaminés”, para além da abordagem didáctica ao mundo da ópera, Britten incluiu um outro objectivo – condenar o abuso de crianças através do trabalho infantil. Estas crianças são representadas por Sam, um aprendiz de limpa-chaminés. Numa manhã de Janeiro de 1810, em Inglaterra, dois limpa-chaminés - Black Bob e Clem - são chamados pela governanta Miss Baggott para cuidar das chaminés de uma grande casa. Apesar dos protestos da jovem criada Rowan, os dois obrigam o seu novo aprendiz, Sam, de oito anos, a subir pela chaminé. As crianças da casa – Sophie, Juliet e Gay Brook e os seus amigos de visita, Jonny, Hughie e Tina Crome – a meio do seu jogo das escondidas ouvem o pequeno aprendiz a sufocar dentro da chaminé e, em conjunto, conseguem puxá-lo para baixo, salvando-o de uma morte certa. Decidem escondê-lo dos seus patrões e dar-lhe um bom banho. Sam conta-lhes a sua triste história: tinha sido o próprio pai que o vendera aos dois terríveis limpa-chaminés.

A estrutura dramática da ópera “O Pequeno Limpa-Chaminés” é sustentada por números musicais individuais – árias, duetos, trios, quartetos e outros conjuntos – que funcionam ligados entre si através de texto falado ou recitativos não acompanhados. Estes números não são usados, como é comum em algumas óperas, em momentos de reflexão ou pausas na acção dramática, e também não se usam só os recitativos ou diálogos para fazer a acção avançar. Britten e Eric Crozier vêem estes números vocais como forma de conjugar a maior parte do conteúdo narrativo e da acção dramática, bastante similar ao que hoje chamamos de Teatro Musical. “O Pequeno Limpa-Chaminés” vai estar em cena no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor no dia 06 de Maio, às 16h00 e 22h00, e no dia 07 de Maio, às 22h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt.

Aquaparque apresentam novo álbum no CCVF

Duo formado por Pedro Magina e André Abel, os Aquaparque trazem ao CCVF o mais recente álbum “Pintura Moderna”. Editado no passado mês de Março, “Pintura Moderna” é o aguardado segundo disco dos Aquaparque, depois do êxito do álbum de estreia “É Isso Aí” (2009). Amplamente elogiado pela crítica desde o seu lançamento, “Pintura Moderna” é uma consumação da pop. O concerto está agendado para este sábado, dia 07 de Maio, às 24h00, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor.

Sem comentários: