quarta-feira, 22 de agosto de 2012

 
Concertos e masterclasses no Centro Cultural Vila Flor, recitais em vários espaços da cidade, assim se faz mais uma edição dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães
De 27 de agosto a 08 de setembro
Guimarães acolhe mais uma edição dos
Encontros Internacionais de Música
press EIMG2012.JPG
Caracterizada por um espírito de partilha que conduz a toda uma descoberta de novos mundos, a edição de 2012 dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães promete ser uma singular oportunidade para fruir o espírito musical que viverá sobre a cidade, uma cidade que continua a dar provas inequívocas de saber acolher bem e responder afirmativamente quando chamada a abraçar importantes eventos culturais.
Nestas duas semanas de júbilo musical – de 27 de agosto a 08 de setembro – jovens e talentosos músicos têm a oportunidade de participar nas masterclasses que se decompõem num alargado leque pedagógico, e assim aprender e partilhar experiências com músicos professores de reputação internacional num contexto repleto de criatividade, tendo ainda a possibilidade de revelar o seu talento nos recitais que marcarão presença em locais como a Academia de Música Valentim Moreira de Sá, o Museu de Alberto Sampaio e o Convívio Associação Cultural.
O Centro Cultural Vila Flor será o epicentro do evento. A edição de 2012 dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães reserva três concertos no Grande Auditório do CCVF, onde será possível testemunhar o virtuosismo de alguns dos mais conceituados músicos nacionais e internacionais.
O primeiro concerto, “Shaken Not Stirred ou A Arte da Variação”, acontece no final do mês, a 31 de agosto. A arte da variação domina este concerto através de um programa que percorre vários compositores europeus. A melhor tradição europeia é impregnada de influências nacionais. A primeira parte será composta por dois solos: o primeiro de piano protagonizado por Alicia Permuy, e o segundo de violoncelo pelas mãos de Xavier Gagnepain. No programa em concerto, estes solistas também se reúnem para interpretar a Sonata de Debussy. No final, contando com a presença de António Saiote, vamos poder ainda escutar o Trio de Glinka para violoncelo, clarinete e piano.
No dia seguinte, 01 de setembro, “A Transição dos Séculos” promete uma viagem pelo Romantismo através das obras de Brahms, Debussy e Ottorino Respighi. No programa deste concerto, dois compositores respeitáveis – Debussy e Brahms – com obras-primas do seu repertório, são acompanhados por um primo do sul, mal-amado, por vezes vilipendiado, que se apresenta com uma obra menos conhecida: Ottorino Respighi. António Saiote (clarinete) e Alicia Permuy (piano) interpretam a Sonata de Brahms e a Primeira Rapsódia de Debussy. O conceituado violinista Gerardo Ribeiro, acompanhado ao piano por Alexei Eremine, protagoniza a segunda parte do concerto dando, então, a conhecer a Sonata em si menor de Ottorino Respighi.
Os Encontros Internacionais de Música de Guimarães encerram a 08 de setembro com a música pós-moderna de Gottschalk e Procaccini a juntar-se ao classicismo de Schubert e ao nacionalismo de Enescu. Num programa que revela grandes autores por grandes músicos, este concerto, intitulado “Eppure Si Muove (No Entanto Ela Move-se)”, apresenta, no seu início, o clarinete baixo em duas obras recentes de Arthur Gottschalk e de Teresa Procaccini. Nestas obras, Sauro Berti promete mostrar todas as potencialidades do instrumento e da sua técnica. Na segunda parte, Stefan Popov (violoncelo) dá-nos a escutar a Sonata ''Arpeggione'' de Schubert, e Yuri Nasusckin (violino) remete-nos para o imaginário nacional romeno através da Sonata Op. 25 de George Enescu.
Os concertos têm início às 22h00. O preço do bilhete varia entre 5 euros e 3,5 euros com desconto. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e em www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação

Sem comentários: