quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Norberto Lobo traz repertório não editado
ao palco do Café Concerto do CCVF

Norberto Lobo
Em fevereiro, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, tem-nos oferecido um conjunto de projetos e músicos que estão a definir novas linguagens e tendências de criação. Na verdade, este universo musical contemporâneo revela, cada vez mais, uma riqueza e diversidade de estilos sem fundo, bem representado pelos artistas que atuam neste espaço nas próximas duas semanas: Norberto Lobo / João Lobo e Best Youth.

Este sábado, 18 de fevereiro, às 24h00, o Café Concerto do CCVF recebe um concerto que promove o encontro com dois músicos de eleição, Norberto Lobo e João Lobo, que aceitaram o repto do Centro Cultural Vila Flor para apresentar uma obra (ainda) não publicada. Norberto Lobo, autor de música que dispensa palavras, guitarrista de uma expressividade tocante, acumula à sua atividade enquanto solista uma série de parcerias que tem desenvolvido nos últimos anos, tendo nos últimos dois composto temas que, por motivos de coesão estética, se viram excluídos dos discos "Pata Lenta" e, recentemente, "Fala Mansa". Em alguns deles, cria, através da loop station, camadas de vozes que ambiciona ver interpretadas por outros instrumentistas. Este projeto especial, preparado propositadamente para ser revelado no palco do Café Concerto do CCVF, consiste na apresentação de todo este seu reportório por gravar em disco, numa atuação em duo, composto pelo próprio e por João Lobo (baterista, residente em Bruxelas), com quem Norberto tem colaborado ao longo dos últimos 15 anos.
Já no último fim-de-semana de fevereiro, o CCVF recebe os Best Youth (25 fevereiro, 24h00), que se arriscam a ser um caso bem sério de afirmação neste ano corrente. “Winterlies” é o EP de estreia do promissor duo português formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. Depois dos Genius Loki e de alguns anos a experimentar novas sonoridades, a dupla reencontra-se para escrever canções com uma sonoridade entre o pop-rock, o indie e a eletrónica, onde a melodia, a harmonia e o ritmo são palavras de ordem. Após terem visto o tema “Hang Out” incluído na compilação “Novos Talentos Fnac 2011″, a dupla portuense lança o seu EP de estreia.
Com o surgimento deste novo disco (“Winterlies”) pode afirmar-se que esta é uma dupla que equilibra da melhor forma todos os ingredientes necessários para uma carreira futura de sucesso.
O Café Concerto do CCVF, enquanto espaço, desenvolveu também a característica de ponto de encontro para várias manifestações espontâneas e artísticas. A improvisação tomará também conta do palco do Café Concerto em mais uma noite de Quartas dos Atores, uma iniciativa da companhia Teatro Oficina, onde a representação serve de suporte para incorporar outro tipo de disciplinas artísticas como a música ou a literatura. Uma ação aberta à participação da plateia, reservada para as 23h00 do dia 22 de fevereiro.


Os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.

Sem comentários: