quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

“Mondim para Todos” ou só para alguns?


Muitos mondinenses esperavam que o atual executivo do partido Socialista cumprisse as orientações do seu programa eleitoral e pusesse em prática a premissa, que se pensava autêntica e verdadeira, de “ Um Mondim para todos “ e não apenas para alguns. Na verdade, esta constatação que se revelou interessante, sonora e pretensiosa ficou resguardada no discurso eleitoral, pois na prática as ações mostram precisamente o contrário.
Se há crítica passível de ser aceitável é que o atual executivo teve a possibilidade de demonstrar que era diferente e que agia na base da responsabilidade e do interesse do concelho, atuando com transparência e verdade, dando primazia a uma atuação isenta. Ora, estas boas intenções foram-se esfumando ao longo dos tempos, tendo-se assistido a algumas intervenções e obras que proporcionam dúvidas na rapidez e necessidade com que foram executadas, face a outras que requeriam uma intervenção mais urgente no tempo e no interesse municipal.
Não obstante ser discutível os critérios que levam à realização da execução de obras pela autarquia, em detrimento de outras, a nossa pretensão é que sejam realizadas e sirvam as populações.
Enquanto oposição, é tarefa dos vereadores uma fiscalização às ações do executivo municipal no que refere a licenciamentos e concursos de obras a executar pelo município, cumprindo com rigor e verdade o princípio da transparência. Nesta medida, todos os concursos devem estar publicitados na plataforma www.anogov.pt, antes que as obras sejam executadas. Estranhamente, verificamos que este procedimento concursal não foi cumprido relativamente a algumas obras já concretizadas no Concelho.
Neste sentido, se algumas das obras nos mereciam algumas reticências, com mais dúvidas ficamos perante a ausência do objeto de concurso e contrato, dado que, ao momento, não apareceram inscritas na referida plataforma.
Perante a falta de tal transparência, os Vereadores do CDS-PP apresentaram na última reunião de câmara de 26 de novembro, um pedido de esclarecimentos, reforçado de seguida com a entrada nos serviços da câmara municipal de um requerimento escrito solicitando todos os atos processuais destas obras espalhadas pelo concelho.

Concelhia do CDS-PP de Mondim de Basto
Fernando Gomes

Sem comentários: