quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Festival prossegue esta semana com mais 4 concertos no Centro Cultural Vila Flor
Randy Brecker e a big band alemã WDR encerram o Guimarães Jazz 2012
Randy Brecker.jpg
Passada a primeira semana do festival, repleta de acontecimentos jazzísticos pela cidade, com concertos memoráveis e lotações esgotadas, o Guimarães Jazz regressa em força já esta quarta-feira. A segunda semana de concertos abre com uma formação inédita que reúne um grupo impressivo de músicos emergentes na cena jazzística nova-iorquina. Esta formação, criada pelo saxofonista Jacam Manricks a convite do Guimarães Jazz, atuará na noite de quarta-feira sendo, ao mesmo tempo, responsável pela orientação das oficinas de jazz e pela condução das jam sessions que, esta semana, se realizam no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor. Jacam Manricks é um saxofonista australiano, de ascendência portuguesa, e uma figura emergente da cena jazzística de Nova Iorque. No Guimarães Jazz 2012 estará acompanhado pelo pianista Randy Ingram, o guitarrista Raoul Bjorkenheim, o contrabaixista Gianluca Renzi e o baterista Ross Pederson.
Na quinta-feira realiza-se a sétima edição do Projeto TOAP/Guimarães Jazz que, este ano, propõe um trabalho conjunto entre o músico João Paulo Esteves da Silva e a cada vez mais prestigiada Orquestra Jazz de Matosinhos, que irá interpretar composições da autoria do mencionado pianista e compositor. Nesta edição, o Guimarães Jazz redefiniu os contornos desta colaboração e, em vez do encontro entre jovens músicos de jazz nacionais e internacionais, optou por centrar a atenção num corpo de trabalho musical e artístico, oferendo a um músico português a possibilidade de ocupar um espaço raro em eventos de jazz com esta natureza. Como habitualmente, o concerto será gravado e posteriormente editado em formato discográfico. O programa inclui temas da autoria de João Paulo Esteves da Silva, com arranjos de Carlos Azevedo (“Certeza” e “Bela senão sem”), Pedro Guedes (“Tristo”, “Fado Menor” e “Canção Açoriana”), uma canção tradicional sefardita harmonizada pelo pianista, com arranjo de Pedro Guedes (“Moche Salyo Misraim”), e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista. No final do concerto, será lançada a edição discográfica da gravação do concerto do festival transato que contou com a participação do pianista Óscar Graça, o contrabaixista Demian Cabaud e três representantes do jazz nova-iorquino: Akiko Pavolka (voz e fender rhodes), Nate Radley (guitarra) e Jochen Rueckert (bateria).
O penúltimo dia do Guimarães Jazz será preenchido pelo concerto dos The Jazz Passengers. Este espetáculo insere-se no contexto da reunião do grupo após um período de hibernação de 12 anos e releva da incontornável influência da sua música no jazz atual. Nele, os The Jazz Passengers irão apresentar-se com um alinhamento de músicos composto pelos seus dois líderes e fundadores, Roy Nathanson (saxofone) e Curtis Fowlkes (trombone), bem como pelos elementos da formação original Bill Ware (vibrafone), Brad Jones (contrabaixo) e E.J. Rodriguez (bateria), aos quais se junta o violinista Sam Bardfeld (em substituição de Jim Nolet). Nesta versão “Re-United” lamenta-se apenas a ausência do excecional Marc Ribot que, detentor de uma linguagem inimitável, obrigou à exclusão da guitarra na segunda vida dos The Jazz Passengers, a qual, mesmo assim, devemos celebrar intensamente porque será, por certo, um dos momentos altos do festival.
No dia 17 de novembro, o trompetista Randy Brecker encerra a edição de 2012 do Guimarães Jazz acompanhado pela big band alemã WDR. Músico prolífico e extraordinariamente versátil, Brecker é, atualmente, uma figura respeitada não apenas no jazz mas também noutros universos musicais, sendo de assinalar a sua capacidade de equilíbrio entre uma postura de abertura a colaborações com músicos oriundos de territórios artísticos muito díspares (casos de Frank Zappa, Yoko Ono, Stevie Wonder, Jaco Pastorius Dave Liebman e Charlie Mingus, com quem gravou o seu último álbum, “Me Myself and Eye”) e, ao mesmo tempo, mantendo o seu compromisso de dedicação à sua própria música e composições. No concerto de encerramento do Guimarães Jazz 2012, Randy Brecker interpretará composições suas, acompanhado pela prestigiada big band alemã WDR, com quem o trompetista colaborou na gravação do álbum ao vivo “Some Skunk Funk”, de 2006, e que contou com a participação, entre outros, do seu irmão Michael Brecker (entretanto já falecido), do baterista Peter Erskine e do condutor e arranjador Vince Mendoza.
Todos os concertos terão lugar no Centro Cultural Vila Flor, às 22h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac, no El Corte Inglês, nas entidades aderentes da Bilheteira Online, no facebook do CCVF através da aplicação “Bilhetes”, bem como no site www.ccvf.pt onde poderá consultar toda a programação.

Sem comentários: