sábado, 23 de abril de 2011

Junta de Freguesia de Mondim Comemora o 25 de Abril

Exposição inaugura no dia 30 de Abril, ficando patente até 17 de Julho

Obras de Pedro Sousa Vieira
no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães


O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, acolhe a partir do próximo dia 30 de Abril uma exposição do artista Pedro Sousa Vieira. A inauguração – com início às 18h00 – será ainda marcada pelo lançamento do catálogo da exposição.

Pedro Sousa Vieira apresenta um conjunto de obras em desenho e instalação, numa linguagem que desafia a percepção do espaço onde se realiza a exposição: o Palácio Vila Flor. A obra de Pedro Sousa Vieira surge numa espécie de contra-ciclo em relação a um vertiginoso fluxo de informação e de mercadorias em que se transformou o sistema altamente mediatizado e espectacularizado da arte. A estratégia, continuamente utilizada por Pedro Sousa Vieira, da citação e da transformação da imagem, da sua recriação a partir do lastro que lhe sobrevive, é actualmente uma prática artística incontornável de descodificação do mundo e do nosso tempo.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 17 de Julho, de terça a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, e aos domingos e feriados, das 14h00 às 19h00. Estarão disponíveis visitas guiadas, durante todo o período de exposição, de terça a sexta-feira. As visitas guiadas estão sujeitas a marcação prévia, com uma semana de antecedência, que poderá ser efectuada através do telefone 253 424 700 ou do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt. As visitas são construídas de acordo com as diversas faixas etárias e propõem um percurso pela exposição que permita leituras diferenciadas.


“A Flauta Mágica”, de Peter Brook, e “Gardenia”, da companhia ballets C de la B, em Maio, no Centro Cultural Vila Flor

No próximo mês de Maio, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, é palco para as apresentações dos espectáculos inseridos no âmbito do projecto Odisseia, uma iniciativa conjunta do Centro Cultural Vila Flor, do Teatro Nacional São João, do Theatro Circo e do Teatro de Vila Real, que visa envolver a comunidade teatral, dos criadores aos públicos, dos programadores aos mediadores.

“A Flauta Mágica”, de Mozart, adaptada e encenada por um gigante do teatro mundial, Peter Brook, é o primeiro espectáculo apresentado no CCVF no âmbito do Odisseia: Teatro do Mundo. A peça sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor no dia 05 de Maio. Poderíamos começar por dizer que Peter Brook adaptou “livremente” a ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, mas isso seria uma redundância para quem, como ele, construiu uma obra desassombradamente livre, indiferente a modas e escolas. Brook é um gigante porque ousou sempre trilhar o seu próprio caminho. No dicionário brookiano, “adaptar” pode ser um sinónimo de “reduzir”, e neste espectáculo “reduzir” significa antes de tudo o mais recusar pesados e serôdios conceitos de ópera. Peter Brook disse não à habitual panóplia de instrumentos e efeitos cénicos para nos restituir uma Flauta leve e efervescente, permitindo assim um acesso desimpedido à magia e à ternura da obra.

No dia 09 de Maio, é a vez da encenadora e performer sérvia Sanja Mitrović apresentar a peça “Will You Ever Be Happy Again?”. Estruturada como uma sucessão de situações performativas, “Will You Ever Be Happy Again?” emprega estratégias documentaristas para explorar o modo como a nacionalidade influencia a identidade pessoal. A actriz alemã (Katja Dreyer) relata as suas memórias familiares, o período posterior à II Guerra Mundial e a era da Guerra Fria. A actriz sérvia (Sanja Mitrović) reflecte sobre a sua infância nos anos 80, os conflitos étnicos e a desintegração da antiga Jugoslávia nos anos 90, e a sua recente obtenção de cidadania holandesa. “Will You Ever Be Happy Again?” situa-se entre o texto documental e a sua interpretação dramática. As memórias pessoais e colectivas das actrizes dão forma a narrativas sobre o bem e o mal, a vítima e o agressor, e o modo como tais distinções podem ser facilmente subvertidas.

Na mesma semana, no dia 11 de Maio, Josef Nadj traz até Guimarães “Les Corbeaux”, uma peça que conjuga teatro e dança, mas também música e pintura. Neste espectáculo, o coreógrafo Josef Nadj e o saxofonista Akosh Szelevényi prolongam e aprofundam a experiência realizada em “Entreacte” (2008), criação em que os dois artistas de origem sérvia estabeleceram uma relação estreita entre a coreografia e a música interpretada ao vivo. Como o título indicia, “Les Corbeaux” nasce da observação paciente e minuciosa dos corvos. No diálogo dança/música, um terceiro interlocutor intervém, reagindo livremente e fazendo falar a sua voz silenciosa: uma pintura negra, brilhante, fluida, que deixa rasto ou testemunha a passagem dos pássaros.

O regresso da companhia les ballets C de la B ao Centro Cultural Vila Flor, no dia 27 de Maio, encerra o conjunto de espectáculos apresentados no âmbito do projecto Odisseia. A companhia belga – que tem sido bastante acarinhada pelo público do CCVF – sobe ao palco do CCVF para apresentar “Gardenia”, um espectáculo sobre a dignidade, que reúne um elenco invulgar. Neste espectáculo, Alain Platel e Frank Van Laecke, reconhecidos magos belgas que nunca tinham trabalhado juntos, foram desafiados por uma actriz e dramaturga transexual, Vanessa Van Durme, para homenagear esse delicado momento para qualquer bicho das tábuas: o tempo de se retirar. A convocatória reuniu outros seis veteranos do transformismo (alguns travestis, outros transexuais, o mais velho com 67 anos), um jovem bailarino e uma mulher que, pelo cerimonial, despem as roupas masculinas e assumem os seus papéis. Sem dúvida, um espectáculo a não perder.

Todos os espectáculos têm início às 22h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação do espaço cultural vimaranense.

Paralelamente aos espectáculos, no dia seguinte à apresentação d’ “A Flauta Mágica”, 06 de Maio, às 17h00, o CCVF acolhe uma conferência orientada pelo pianista e compositor Franck Krawczyk, cúmplice de Peter Brook. Nesta conferência, dirigida ao público em geral - com especial interesse para profissionais e amadores das artes do espectáculo - Franck Krawczyk falará sobre o seu trabalho a partir do espectáculo “A Flauta Mágica”, e da música como criação de imaginários. Nos dias 06 e 07 de Maio, a encenadora e performer sérvia Sanja Mitrović explora com artistas de diferentes áreas e idades o documentarismo no teatro, criando um espaço em que, através de testemunhos pessoais, os participantes tentam eles próprios definir a sua relação com o país e os cidadãos. As inscrições para estas actividades podem ser efectuadas no site do Centro Cultural Vila Flor em www.ccvf.pt.

domingo, 17 de abril de 2011

Ministra do trabalho e da Segurança Social inaugura Centro Social de Codessoso em Celorico de Basto

Cerimónia de inauguração do Centro Social de Codessoso vai decorrer no dia 19 de Abril, pelas 15h00, e será mais uma infra-estrutura social que ficará ao dispor da população a responder às necessidades das pessoas.

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, vai estar na terça-feira, dia 19 de Abril, às 15h00, para a inauguração do Centro Social Santo André de Codessoso, cujo investimento rondou 1 milhão e 300 mil euros. 
 A inauguração contará com a presença de diversas individualidades.
O Centro Social de Codessoso é uma obra da Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso com o apoio da Câmara Municipal e que se insere num plano activo da autarquia em criar infra-estruturas sociais que limem algumas arestas sociais do concelho.
Este equipamento, localizado num terreno adquirido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, anexo à Igreja Paroquial com 3396 m2, vai dispor de uma série de serviços em benefício da população, com apoio domiciliário para 30 utentes, lar de idosos que abrangem 20 utentes e um espaço multiusos para actividades recreativas.

Loja Oficina tem novas instalações

A Loja Oficina mudou de instalações para o Centro Histórico de Guimarães. A partir de hoje, poderá visitar a Loja Oficina na Rua Rainha D. Maria II, nº 126 (antigo espaço onde se encontrava a Casa das Novidades).

O nº 126 da Rua Rainha D. Maria II é um edifício com memória, pois nele nasceu uma das mais importantes figuras da segunda metade do século XIX português: Alberto Sampaio (1841-1908). A partir de agora, neste espaço privilegiado, serão expostas as melhores peças do artesanato vimaranense. A Loja Oficina terá também à venda produtos de merchandising produzidos pelo Centro Cultural Vila Flor, bem como os catálogos das exposições que tiveram lugar no CCVF. A Loja estará aberta de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

Contactos Rua Rainha D. Maria II, nº 126 | 4800-431 Guimarães | Telf. 253 515 250

sábado, 9 de abril de 2011

Seminario Granito Amarelo‏

No passado dia 28.03 no Auditorio Municipal de Mondim de Basto  o NEMB promoveu um seminario dedicado ao tema: “Granito Amarelo de Mondim”, aberto à participação de todas as empresas ligadas a esta actividade.

Estiveram presentes varios empresarios do sector da extracção, para assistir à abordagem que o Núcleo Empresarial de Mondim tem vindo a dedicar ao sector.

O 1º ponto foi preenchido com um esclarecimento sobre LICENCIAMENTO DE PEDREIRAS
A cargo do Dr. Daniel Serra Afonso, Gestor de Projecto da empresa de   Engenharia Envisolutions, parceiro da AIGRA (Associação dos Industriais do Granito)

O ponto 2 da ordem de trabalhos  foi a APRESENTAÇÃO DA MARCA GRANITO AMARELO DE MONDIM pelo Presidente do NEMB, Engº Lúcio Machado.
Realçando os seguintes aspectos:

·         A importância das empresas na criação de emprego no momento económico difícil em que vivemos;
·          A Marca como factor centralizador do associativismo, da defesa e valorização do produto;
·           O desafio que no entender do Presidente, o NEMB lança aos sócios e empresários do sector ao  dar o primeiro passo  com o registo comercial desta marca, propondo assim que este acto, possa ser a  génese para uma estratégia de desenvolvimento do sector e internacionalização conjunta e sustentada do Granito Amarelo de Mondim.
Também houve lugar para a apresentação da  Candidatura do NEMB ao programa SIAC designada por: ESTUDO ESTRATEGICO DA MARCA,  Candidatura  elaborada pela empresa EXPOENTE composta financeiramente pelo Investimento total de 202.212,00 €, e com uma Comparticipação comunitária (FEDER) de 141.548,40 €

O Objectivo geral deste estudo será o de conhecer a actual situação do estado da exploração do Granito Amarelo de Mondim de Basto e desenhar a partir daí o posicionamento estratégico deste produto e das empresas que o exploram.

Na sua Intervenção, o Presidente do Municipio de Mondim de Basto, Engº Humberto Cerqueira, salientou  a importância das empresas para o desenvolvimento do Concelho e reforçou também a importância das Associações empresariais na elaboração de projectos e apresentação de candidaturas algumas inseridas em programas disponiveis a este tipo de entidades, que possam apoiar os empresarios e promover o crescimento da economia do Concelho.
O encerramento dos trabalhos ficou a cargo do empresario e Presidente da Assembleia geral do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, Albano Ferreira, que incentivou todos os empresários a dar a sua participação com convicção, disponibilizando atenção e envolvimento nas acções que a direcção do NEMB tem desenvolvido, e expressas nos resultados agora apresentados.

GINA FRAZÃO

                                             
 Pintura
Abril; Maio e Junho 2011

Na Pousada Santa Marinha da Costa

Organização:
Pousada Santa Marinha da Costa
Galeria Gomes Alves

                       

Exposição de pintura de Paul Mathieu

No passado Sábado foi inaugurada na galeria Lucília Guimarães uma
exposição de pintura de Paul Mathieu intitulada "Evocation de Souvenir".
Nesta mostra o artista, de dupla nacionalidade Belga e Portuguesa,
apresenta-nos um conjunto de trabalhos que se caracterizam por uma
paleta de cor harmoniosa cuja abstracção evoca sentimentos e emoções
ligadas principalmente á natureza. Mares, terra, céus, ventos e
vulcões são atmosferas que preenchem o espaço da tela envolvendo o
espectador no ambiente de cor, luz e movimento.
Utilizando linhas de força diagonais, Paul Mathieu imprime um
movimento que dá a dinâmica ás suas composições. Por outro lado a cor conjugada com a luz, sempre presente, deixa-nos um sentimento de  tranquilidade e alegria. Nos seus trabalhos apercebemo-nos também de  elementos com influências orientais, nos traços pretos realçados por
toques vermelhos que reflectem uma preocupação de rigor estético  apurado.
De nacionalidade Belga Paul Mathieu radicou-se em Portugal em 1979  vindo posteriormente a adquirir também a nacionalidade Portuguesa.
Nas suas enumeras exposições individuais o artista destacou, ao NG, as  realizadas em 1999 na galeria Artur Bual, Amadora, em 2000 no Museu da  Água, Lisboa e em 2001 na Galerie Artitude, Paris. Esta representado,  entre outras, no Museu Industrial de Energia, no Museu Nacional do Cartaxo, no Museu Teixeira Lopes em Mirandela. No Museu Diogo  Gonçalves em Portimão e no Museu Regional de Sintra.
A exposição pode ser vista entre as 10:30h e as 20:00h, de Segunda-Feira a Sábado até ao próximo dia 30 de Abril.

Exposição de Pintura Orlando Pompeu 17 de Fevereiro a 10 de Abril 2011 Municipio de Aljezur - Espaço +

terça-feira, 5 de abril de 2011

Projectos do colectivo PAD - The Astroboy e Dear Telephone - este sábado, no Café Concerto do CCVF

Este sábado, dia 09 de Abril, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor recebe dois projectos da PAD, um colectivo de artistas fundado em Janeiro de 2011 pelos membros da banda peixe:avião. A missão da PAD é simples: criar uma comunidade de artistas pautada por coerência estética e qualidade, cujas carreiras possam ser potenciadas de forma profissional.

Neste concerto no CCVF, sobem ao palco, na mesma noite, dois projectos que fazem parte do colectivo: The Astroboy, um projecto pessoal de Luís Fernandes, mais conhecido como guitarrista e manipulador de electrónica dos peixe:avião; e Dear Telephone, um grupo que reúne Graciela Coelho, André Simão e Paulo Araújo (companheiros na longa viagem desde os The Astonishing Urbana Fall até aos La la la Ressonance) e Pedro Oliveira (ocasional cúmplice dessa viagem e baterista dos peixe:avião, Old Jerusalem, Green Machine ou Kafka). A partir da meia-noite será possível escutar o pop frugal e minimalista dos Dear Telephone e a electrónica abstracta construída em tempo real por The Astroboy.

Durante o mês de Abril, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, irá ainda acolher os concertos da singer/songwriter neo-zelandesa Flip Grater (dia 16), dos norte-americanos Small Sur (dia 23) e da banda sueca Bye Bye Bicycle (dia 29). Todos os concertos têm início à meia-noite. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abril é sinónimo de música no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães

Depois de um mês marcado pela dança, em Abril a música será a nota dominante da programação do Centro Cultural Vila Flor. Numa tentativa de projectar o mundo a partir do palco, e num cruzamento claro entre as produções nacional e planetária, a programação de Abril do CCVF arranca em terras lusas para apresentar um fadista da nova geração, Marco Rodrigues, um novo talento do fado que apresenta esta sexta-feira, dia 01 de Abril, às 22h00, o seu segundo álbum, “Tantas Lisboas”.

No sábado, embarcamos viagem até Brooklyn (EUA) de onde nos chega Taylor McFerrin. Filho do lendário Bobby, Taylor McFerrin já conquistou o seu próprio espaço e mérito artístico internacional. Passa pela primeira vez no CCVF para apresentar a mestria de criar sons urbanos a partir da manipulação de instrumentos e tecnologia. Um artista autêntico e verdadeiro one man show já recrutado por Flying Lotus para a sua editora Brainfeeder. Um talento em ascensão mundial para Guimarães comprovar este sábado, dia 02 de Abril, à meia-noite, no Café Concerto do CCVF.

Na semana seguinte, regressamos ao panorama musical português através do PAD Showcase, nova plataforma de promoção de projectos maioritariamente sediados na região Minho. No dia 09, sobem ao palco, na mesma noite, dois projectos que constituem este colectivo de artistas: The Astroboy, um projecto pessoal de Luís Fernandes, mais conhecido como guitarrista e manipulador de electrónica dos peixe:avião; e Dear Telephone, um grupo que reúne Graciela Coelho, André Simão e Paulo Araújo (companheiros na longa viagem desde os The Astonishing Urbana Fall até aos La la la Ressonance) e Pedro Oliveira (ocasional cúmplice dessa viagem e baterista dos peixe:avião, Old Jerusalem, Green Machine ou Kafka).

Habituado a arrastar uma sólida legião de fãs, Pedro Abrunhosa apresenta no CCVF, no dia 16 de Abril, um espectáculo intimista ao qual deu o nome “Canções”. Numa digressão pelo país, em formato quinteto e num registo mais tranquilo, o artista portuense promete aquecer os serões de muitas cidades portuguesas, incluindo Guimarães. Mas para que Abril seja de facto uma mostra universal, ainda no dia 16, à meia-noite, o Centro Cultural Vila Flor recebe a singer/songwriter neo-zelandesa Flip Grater num concerto acústico assente na sua enorme prestação vocal. Flip Grater tem sido chamada, na Nova Zelândia, a "brunette Stevie Nicks", referência à vocalista dos Fleetwood Mac, cujo single "Careful" faz talvez lembrar. Mas outras críticas também mencionam Feist, Cat Power, e outros nomes. Certo é que Flip Grater é sobretudo única. As suas canções descrevem episódios das experiências da sua vida. Sem dúvida um mundo que nos apetece visitar.

A programação do CCVF prossegue no dia 23 com os norte-americanos Small Sur que, em Abril, visitam pela primeira vez Portugal, e regressa à Europa no dia 29, mais concretamente à Suécia, com os Bye Bye Bicycle, uma banda emergente em fulgurante e promissora ascensão.

Para além da música, no que às artes plásticas diz respeito, o final do mês de Abril é ainda marcado pela inauguração da próxima exposição do CCVF, uma mostra de trabalhos inéditos de desenho e instalação do artista Pedro Sousa Vieira. A exposição inaugura no dia 30 de Abril, ficando patente até ao dia 17 de Julho.

Os bilhetes para os concertos encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação

Férias da Páscoa no Centro Cultural Vila Flor

Nas férias da Páscoa, entre os dias 11 e 21 de Abril, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, será, mais uma vez, um espaço de descoberta e criação para as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. Oficinas e passeios, artistas e livros, amigos e desconhecidos, sítios familiares, outros não. É assim o “Programa À Descoberta”, um conjunto de oficinas pensado para que as crianças desfrutem do seu tempo livre de forma criativa, fazendo da experimentação artística e da descoberta de novos sentidos um hábito e um prazer.

Durante duas semanas, dois temas diferentes: “As Palavras” e “Os Sentidos”, para descobrir, das 10h00 às 17h00. E todos os dias, entre as 09h00 e as 18h00, o Centro Cultural Vila Flor disponibiliza um espaço de acolhimento preparado para receber os pequenos descobridores. Na primeira semana, de 11 a 15 de Abril, o preço de inscrição varia entre 33 euros (sem almoço) e os 55,50 euros (com almoço). Na segunda semana, de 18 a 21 de Abril, o valor de inscrição situa-se entre os 26 euros (sem almoço) e os 44 euros (com almoço). As inscrições deverão ser efectuadas, no mínimo, com uma semana de antecedência no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário disponível online.

Para os jovens dos 14 aos 18 anos de idade, o Centro Cultural Vila Flor oferece ainda uma Oficina de Cenografia e Performance intitulada “Desenha-me um espaço”, que será orientada por Victor Hugo Pontes. “Desenha-me um espaço” coloca-se diante de um espaço vazio e permeável a diferentes abordagens, da mesma maneira que uma folha ou uma tela em branco. Este espaço será reescrito, recriado, preenchido com corpos, com objectos, com conceitos. Em momentos distintos, corpo e lugar são reescritos e assumem novos significados e uma identidade própria. Esta oficina cria um esboço tridimensional, corpo - palavra - som, espesso e idiossincrático. O corpo é ao mesmo tempo o instrumento de desenho e o desenhador. O espaço permite um desenho apenas temporário, que desaparece quando o movimento termina. Eis um workshop/performance em actualização permanente, com a particularidade de poder ser desenhado de novo, refeito, escrito por cima ou reescrito em cada apresentação. Limitada a 15 participantes, esta Oficina de Cenografia e Performance será realizada entre 18 e 21 de Abril, das 15h00 às 17h30. O preço de inscrição é de 15 euros. As inscrições poderão ser efectuadas até ao dia 08 de Abril no Centro Cultural Vila Flor ou através do preenchimento do formulário disponível no site www.ccvf.pt.