quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ATUAL PRESIDENTE DA FREGUESIA DE MONDIM DE BASTO, ELEITO PARA LÍDER DA CONCELHIA DO CDS-PP

 
Fernando Gomes, presidente da Junta de Mondim de Basto, foi eleito no dia 24 de julho Presidente da Comissão Política do CDS, sucedendo ao professor Fernando Silva que liderou a Comissão Política durante 3 mandatos. Durante os próximos dois anos, sob o lema «TODOS POR MONDIM – UNIR PARA VENCER», Fernando Gomes lutará por mobilizar todos os militantes e personalidades independentes com vista ao reforço de uma alternativa ao atual executivo camarário socialista, no sentido de alcançar um novo rumo para o desenvolvimento económico do Concelho de Mondim de Basto.
A nova Comissão política integra um misto de renovação e juventude, congregando o passado, o presente e o futuro, numa conjuntura de unidade, na qual participam elementos que tiveram um papel ativo em anteriores lideranças, com o professor Fernando Silva a colaborar como vice-presidente na estrutura local.
É nossa convicção que a construção do futuro se faz com novos militantes, com o aproveitamento do potencial humano existente no concelho, com o aumento e concentração de massa critica, com a oportunidade de intervenção cívica de todas as gerações. Neste sentido, e uma vez que não é apanágio do CDS-PP fechar-se em si próprio, a aposta no contributo de jovens promissores, com visão e vontade de se dedicarem à sua terra, entre os quais se destaca a Dr.ª Ângela Figueiras, proporcionará um excelente desafio e um novo dinamismo em setores considerados como estratégicos como é do turismo, o agrícola e ambiental. Em tempos de exigência que requerem persistência, dedicação e afinco nos combates políticos que se avizinham, a inovação e a definição de linhas estratégicas que vão além do curto/médio prazo, assentes em projetos que se querem sustentáveis, são fatores fundamentais ao sucesso deste concelho e como tal, a base de orientação do CDS-PP para esta nova união de pessoas da terra.
Nesta eleição foi também eleito para Presidente da Mesa de Assembleia Concelhia, Manuel Marinho da Costa, que sucede a João Alarcão, a desempenhar atualmente a função de Presidente da Distrital do CDS de Vila Real.
É com esta vitalidade e garra que esta nova Comissão Política se apresenta, sem medo do futuro, em prol das melhores soluções para os grandes problemas que o Concelho de Mondim enfrenta.

Fernando Mª D. de Carvalho Gomes
Presidente da
Concelhia do CDS-PP de Mondim de Basto
 
NÚCLEO EMPRESARIAL DE MONDIM disponibiliza a marca registada “GRANITO AMARELO DE MONDIM” para os empresários da indústria extrativa.
No passado dia 10.08 em reunião de apresentação de ação de formação dedicada ao setor da extração de Granito, Lucio Machado presidente do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto deu nota dessa decisão da direção, relativa á utilização da marca por parte dos interessados, marca propriedade do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto.
“Após várias solicitações de diversos empresários, decidimos disponibilizar a marca, como forma de uma maior e mais integrada promoção do produto, aliás esse foi sempre o nosso objetivo com o registo da marca. A marca é de Mondim e dos seus empresários, afirmou”.
Relembrando que o registo de marca foi realizado em 2010 inserido numa estratégia global para o setor do granito, na qual em 2011 foi lançado o projeto “Estudo estratégico para o Granito Amarelo de Mondim de Basto” com um investimento da ordem dos 200 mil euros, e o objetivo claro de iniciar a internacionalização sustentada do produto, incentivando as exportações dos nossos empresários.
Lamentando que este projeto após um ano e meio não tenha merecido uma resposta por parte da CCRN, não faria sentido na opinião do Presidente do NEMB, não utilizar essa ferramenta e seu aproveitamento por parte das empresas.
Também pretende o NEMB avançar com a marcação CE no produto, e a sua inclusão no catalogo nacional de rochas ornamentais “por direito próprio” referiu Lucio Machado, “indo ao encontro de várias solicitações e que se torna hoje em dia uma ferramenta essencial para os empresários na comercialização do produto


“Metamorfoses Conceptuais” – pintura e desenho de Orlando Pompeu


Orlando Pompeu é daqueles artistas plásticos que dispensa apresentações. Sobre ele já foi quase tudo dito, uns a dizer mal e outros a falar bem, mas nunca a passar despercebido. Na presente exposição, que tem contado com a presença de algumas figuras públicas, entre as quais José Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Fafe, Francisca Abreu, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Isabel Marques Mendes de Fafe e a embaixatriz do Luxemburgo em Portugal. Mestre Pompeu apresenta-se igual a sai próprio numa linha que prima pelo rigor da forma e firmeza do traço.
A decorrer até ao próximo dia 30 de Agosto, na galeria Lucília Guimarães, lugar da Tulha, centro histórico, esta mostra foi desde logo um sucesso de compras, com a venda das duas pinturas mais caras: “sentido Épico” por 18 mil euros e “Circo Europa” por 16 mil euros. Também sucedeu o mesmo nos desenhos com a venda de D. Quixote, por 70 mil euros.
Natural de Cepais, Fafe, Orlando Pompeu, estudou desenho, pintura em Barcelona, Porto e Paris. Nos anos 90 progrediu no seu percurso artístico ao ir trabalhar para os EUA, primeiro, e Japão, depois. A sua obra está espalhada por Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, EUA, Japão e Dubai. Os interessados em vê-la podem fazê-lo de segunda a sábado entre as 10h30 e as 19h00.

A. Martins
 
Concertos e masterclasses no Centro Cultural Vila Flor, recitais em vários espaços da cidade, assim se faz mais uma edição dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães
De 27 de agosto a 08 de setembro
Guimarães acolhe mais uma edição dos
Encontros Internacionais de Música
press EIMG2012.JPG
Caracterizada por um espírito de partilha que conduz a toda uma descoberta de novos mundos, a edição de 2012 dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães promete ser uma singular oportunidade para fruir o espírito musical que viverá sobre a cidade, uma cidade que continua a dar provas inequívocas de saber acolher bem e responder afirmativamente quando chamada a abraçar importantes eventos culturais.
Nestas duas semanas de júbilo musical – de 27 de agosto a 08 de setembro – jovens e talentosos músicos têm a oportunidade de participar nas masterclasses que se decompõem num alargado leque pedagógico, e assim aprender e partilhar experiências com músicos professores de reputação internacional num contexto repleto de criatividade, tendo ainda a possibilidade de revelar o seu talento nos recitais que marcarão presença em locais como a Academia de Música Valentim Moreira de Sá, o Museu de Alberto Sampaio e o Convívio Associação Cultural.
O Centro Cultural Vila Flor será o epicentro do evento. A edição de 2012 dos Encontros Internacionais de Música de Guimarães reserva três concertos no Grande Auditório do CCVF, onde será possível testemunhar o virtuosismo de alguns dos mais conceituados músicos nacionais e internacionais.
O primeiro concerto, “Shaken Not Stirred ou A Arte da Variação”, acontece no final do mês, a 31 de agosto. A arte da variação domina este concerto através de um programa que percorre vários compositores europeus. A melhor tradição europeia é impregnada de influências nacionais. A primeira parte será composta por dois solos: o primeiro de piano protagonizado por Alicia Permuy, e o segundo de violoncelo pelas mãos de Xavier Gagnepain. No programa em concerto, estes solistas também se reúnem para interpretar a Sonata de Debussy. No final, contando com a presença de António Saiote, vamos poder ainda escutar o Trio de Glinka para violoncelo, clarinete e piano.
No dia seguinte, 01 de setembro, “A Transição dos Séculos” promete uma viagem pelo Romantismo através das obras de Brahms, Debussy e Ottorino Respighi. No programa deste concerto, dois compositores respeitáveis – Debussy e Brahms – com obras-primas do seu repertório, são acompanhados por um primo do sul, mal-amado, por vezes vilipendiado, que se apresenta com uma obra menos conhecida: Ottorino Respighi. António Saiote (clarinete) e Alicia Permuy (piano) interpretam a Sonata de Brahms e a Primeira Rapsódia de Debussy. O conceituado violinista Gerardo Ribeiro, acompanhado ao piano por Alexei Eremine, protagoniza a segunda parte do concerto dando, então, a conhecer a Sonata em si menor de Ottorino Respighi.
Os Encontros Internacionais de Música de Guimarães encerram a 08 de setembro com a música pós-moderna de Gottschalk e Procaccini a juntar-se ao classicismo de Schubert e ao nacionalismo de Enescu. Num programa que revela grandes autores por grandes músicos, este concerto, intitulado “Eppure Si Muove (No Entanto Ela Move-se)”, apresenta, no seu início, o clarinete baixo em duas obras recentes de Arthur Gottschalk e de Teresa Procaccini. Nestas obras, Sauro Berti promete mostrar todas as potencialidades do instrumento e da sua técnica. Na segunda parte, Stefan Popov (violoncelo) dá-nos a escutar a Sonata ''Arpeggione'' de Schubert, e Yuri Nasusckin (violino) remete-nos para o imaginário nacional romeno através da Sonata Op. 25 de George Enescu.
Os concertos têm início às 22h00. O preço do bilhete varia entre 5 euros e 3,5 euros com desconto. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e em www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação


A “Vi:Ela Sentada” de João Oliveira
Quem passou pelo Lugar da Tulha entre os dias 20 e 29 de Julho deparou-se com um estranho cenário na via pública, que levantou questões e outras tantas interrogações. O que estavam ali a fazer 40 camisas brancas penduradas aos pares em estendais e 20 cadeiras colocadas nos dois lados da rua que á medida que íamos progredindo no terreno ouvíamos conversas saídas dos primeiros e musicas que vinham dos segundos? A resposta a esta e outras perguntas foi-nos dada pelo criador desta inédita instalação sonora. João Ricardo de Barros Oliveira, para quem a cidade de Guimarães é uma camisa branca onde a cidade se abotoa e desabotoa numa mutação constante, alavanca da transformação, evocando os sinos/hino da cidade, os pregões, as procissões, os nicolinos arraiais. As camisas na vertical evocam também a verticalidade de um povo, no historial multifacetado entre a faca e o garfo no mergulho da colher. Por outro lado, as cadeiras são as cadeiras desconcertinos, sons a corar o coração, conversas e tertulha na Tulha. Factos e camisa apenas na obra. Ofícios, palavras só alheiras penduradas em estendais. A quem dais ao povo da Viela sentada, aos transeuntes no tropeço do tremoço, literalmente no passeio da Viela. E esta foi a melhor forma do artista se despedir da cidade.


Pompeu expõem em Guimarães
Amanhã, sábado, pelas 18h00, tem lugar na Galeria Lucília Guimarães, no Lugar da Tulha, a inauguração de uma mostra de pintura e desenho de Pompeu. O (re)conhecido artista plástico, natural e residente em Fafe, deu o nome de “Metamorfoses conceptuais” a esta exposição a decorrer até ao próximo dia 30 de Agosto.
A referir que o pintor, de extenso currículo, irá apresentar na quase totalidade trabalhos executados nos últimos anos, com alguns deles pintados expressamente para esta exposição.


A. Martins