quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Norberto Lobo traz repertório não editado
ao palco do Café Concerto do CCVF

Norberto Lobo
Em fevereiro, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, tem-nos oferecido um conjunto de projetos e músicos que estão a definir novas linguagens e tendências de criação. Na verdade, este universo musical contemporâneo revela, cada vez mais, uma riqueza e diversidade de estilos sem fundo, bem representado pelos artistas que atuam neste espaço nas próximas duas semanas: Norberto Lobo / João Lobo e Best Youth.

Este sábado, 18 de fevereiro, às 24h00, o Café Concerto do CCVF recebe um concerto que promove o encontro com dois músicos de eleição, Norberto Lobo e João Lobo, que aceitaram o repto do Centro Cultural Vila Flor para apresentar uma obra (ainda) não publicada. Norberto Lobo, autor de música que dispensa palavras, guitarrista de uma expressividade tocante, acumula à sua atividade enquanto solista uma série de parcerias que tem desenvolvido nos últimos anos, tendo nos últimos dois composto temas que, por motivos de coesão estética, se viram excluídos dos discos "Pata Lenta" e, recentemente, "Fala Mansa". Em alguns deles, cria, através da loop station, camadas de vozes que ambiciona ver interpretadas por outros instrumentistas. Este projeto especial, preparado propositadamente para ser revelado no palco do Café Concerto do CCVF, consiste na apresentação de todo este seu reportório por gravar em disco, numa atuação em duo, composto pelo próprio e por João Lobo (baterista, residente em Bruxelas), com quem Norberto tem colaborado ao longo dos últimos 15 anos.
Já no último fim-de-semana de fevereiro, o CCVF recebe os Best Youth (25 fevereiro, 24h00), que se arriscam a ser um caso bem sério de afirmação neste ano corrente. “Winterlies” é o EP de estreia do promissor duo português formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. Depois dos Genius Loki e de alguns anos a experimentar novas sonoridades, a dupla reencontra-se para escrever canções com uma sonoridade entre o pop-rock, o indie e a eletrónica, onde a melodia, a harmonia e o ritmo são palavras de ordem. Após terem visto o tema “Hang Out” incluído na compilação “Novos Talentos Fnac 2011″, a dupla portuense lança o seu EP de estreia.
Com o surgimento deste novo disco (“Winterlies”) pode afirmar-se que esta é uma dupla que equilibra da melhor forma todos os ingredientes necessários para uma carreira futura de sucesso.
O Café Concerto do CCVF, enquanto espaço, desenvolveu também a característica de ponto de encontro para várias manifestações espontâneas e artísticas. A improvisação tomará também conta do palco do Café Concerto em mais uma noite de Quartas dos Atores, uma iniciativa da companhia Teatro Oficina, onde a representação serve de suporte para incorporar outro tipo de disciplinas artísticas como a música ou a literatura. Uma ação aberta à participação da plateia, reservada para as 23h00 do dia 22 de fevereiro.


Os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Galeria de Arte abriu
no Centro Histórico



Depois das galerias Gomes Alves e Lucília Guimarães, o Centro Histórico conta com mais uma galeria de arte. Situada no número 20 da Praça de Santiago, a nova galeria Francisco Gomes Machado foi inaugurada no passado sábado dia 4 de Fevereiro, tendo contado com a presença de diversas figuras públicas, entre os quais Barroso da Fonte, António Magalhães e Cândida Almeida.

A exposição com que abriu a nova galeria, de desenho pintura e escultura, é da autoria do seu proprietário e pode ser vista até ao próximo dia 1 de Abril.

Em declarações prestadas ao Notícias de Guimarães, o multifacetado artista plástico referiu que a escolha daquele local para abrir a galeria não foi acidental: “O desejo de abrir um espaço cultural que pudesse servir a cidade já é antigo. Faltava-me, porém, encontrar o sítio adequado. Quando a oportunidade surgiu, agarrei-a sem hesitações”, disse.

Natural de Briteiros S. Salvador, Francisco Gomes Machado pretende abrir a galeria a diversas correntes artísticas de qualidade. Do seu extenso currículo fazem parte exposições individuais e colectivas em Itália, França, Inglaterra, Suíça e, naturalmente, Portugal.



António Martins

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fernando Rosas conversa com jovens em“Histórias do Futuro” de Guimarães 2012
Data: Sábado, 11 de Fevereiro
Hora: Entre as 15h00 e as 18h00
Local: Escola Secundária Francisco de Holanda (Guimarães)

No próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, Fernando Rosas junta-se a 30 estudantes vimaranenses na iniciativa “Histórias do Futuro”, a convite de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. O projecto propõe a reflexão e discussão de temas que permitam aos jovens participantes perspectivar o seu futuro. A iniciativa decorre paralelamente também em Maribor – que partilha o estatuto de Capital Europeia da Cultura em 2012 –, pelo que o resultado dos trabalhos será publicado numa edição trilingue (português, inglês e esloveno), e culminará com uma visita dos jovens vimaranenses e eslovenos a Maribor e a Guimarães, respectivamente.
Além de ter tido uma participação na vida política nacional– nomeadamente enquanto deputado do Bloco de Esquerda, do qual foi fundador –, Fernando Rosas é um reconhecido historiador e académico. Professor catedrático na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem uma vasta obra publicada, sendo considerado um dos maiores especialistas nacionais na História do Estado Novo. A partilha da sua visão e experiência promete ser um contributo significativo para a reflexão que os jovens participantes no projecto têm vindo a desenvolver. A sessão é aberta ao público e decorre entre as 15h00 e as 18h00.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

2ª edição do GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea decorre de 01 a 11 de fevereiro no CCVF
“Au-delà” (foto de Bashir Borlakov)
Contando com oito espetáculos, sete deles estreias, a 2ª edição do GUIdance arranca já esta quarta-feira (01 de fevereiro) com a estreia absoluta da criação “Au-delà”, uma peça da internacionalmente reconhecida companhia belga de dança contemporânea les ballets C de la B, com coreografia de Koen Augustijnen.
Para esta criação, Koen Augustijnen vira a sua atenção para o imaginário da vida após a morte, explorando os problemas que temos em aceitar a nossa mortalidade e a dificuldade com que enfrentamos a morte de alguém querido. Les ballets C de la B apresentam-nos, em “Au-delà”, um trajeto de cinco bailarinos pelo percurso arbitrário de que é feito o mundo. Há uma realidade que nos transcende e nos escapa, e para a qual procuramos, incessantemente, uma explicação, a explicação. Procurámos nos mitos e deuses, na natureza imperscrutável, procurámos intensamente. “Au-delà” é essa procura.
No segundo dia de festival (2 de fevereiro), sobe ao palco Um gesto que não passa de uma ameaça, uma obra recentemente agraciada com o “Prix Jardin d’Europe”, um galardão obtido em Bucareste, Roménia, e referenciada pela crítica nacional como um dos 10 melhores espetáculos de dança em 2011, e que vem cimentar a posição de primeira linha de Sofia Dias e Vítor Roriz no que diz respeito à criação contemporânea. Desagregar para construir. Este parece ser o mote que está na génese de “Um gesto que não passa de uma ameaça”, representando um mundo contingente e mutável, uma miríade de possibilidades vertiginosas.Um gesto que não passa de uma ameaça” não passa de um gesto que se renova a todo o instante, criando novos modos de construir mundos.
No dia seguinte (3 de fevereiro), o Centro Cultural Vila Flor acolhe a estreia nacional do espetáculo “Dancing With The Sound Hobbyist”, uma viagem cosmopolita ao universo musical de Zita Swoon e à concomitante fusão com o coletivo de dança Rosas. Iniciado em 1993, Antuérpia, o projeto musical Zita Swoon, do qual Carlens é fundador, mistura as produções melancólicas e penetrantes com o groove do funk, o folk tradicional com o blues. O grupo de rock indie tem como particularidade o facto de nunca se repetir ao vivo. Nos últimos 27 anos, o coletivo Rosas tem oferecido ao panorama da dança internacional produções pautadas pela estreita relação entre movimento e música, lugares onde tempo e espaço se fundem na ebulição dos corpos. As fortes raízes sonoras de Keersmaeker encontram-se em grande parte das suas coreografias. Esta cumplicidade, espelhada pela vasta paleta musical de Zita Swoon, dá origem à perfeita sintonia entre movimento e som, o que faz com que neste espetáculo músicos e bailarinos assumam as duas funções de forma indiscriminada.
Em dia de fecho da primeira semana de festival (4 de fevereiro), o Pequeno Auditório do CCVF recebe “iDENTiDADE”, uma proposta artística produzida especificamente para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, que a vimaranense Rafaela Salvador pretende que seja de caráter multidisciplinar, inclusivo e inovador. “iDENTiDADE” é um repto lançado à comunidade e uma experiência enriquecedora que dilui fronteiras entre criadores e fruidores. Os objetivos, sem dúvida ambiciosos, possuem o mérito trazido pelo trilhar de novos caminhos na descoberta da identidade cultural vimaranense. Não uma descoberta icónica e óbvia, acessível a todos, mas uma procura de aspetos que se escondem nas sombras e nos lugares recônditos. Através da envolvência das populações, desmistifica-se o processo criativo, criam-se novas linguagens voltadas para o futuro, formam-se novas plateias.
Até 11 de Fevereiro, o GUIdance trará a Guimarães algumas das mais conceituadas companhias e criadores nacionais e internacionais. Este ano integrado na programação da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, este festival apresenta-se como um estímulo à criação artística, colocando Guimarães na rota internacional da dança contemporânea. Todos os espetáculos realizam-se no Centro Cultural Vila Flor, às 22h00.
A segunda semana do GUIdance conta ainda com quatro estreias. Duas absolutas: “O Nada” (08 de fevereiro), espetáculo de Dança Multidisciplinar da CiM (Companhia Integrada Multidisciplinar), e “A Ballet Story” (09 de fevereiro), uma criação de Victor Hugo Pontes a partir da obra “Zephyrtine” de David Chesky; e duas estreias nacionais: “Island of no memories” (10 de fevereiro), da responsabilidade de Kaori Ito, e a fechar a edição de 2012 do GUIdance, “For Rent” (11 de fevereiro), da aclamada companhia Peeping Tom.
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.
É possível usufruir do serviço de baby-sitting durante o período dos espetáculos por apenas 1 euro, o qual poderá ser requerido junto da bilheteira.