quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

                                                AS CULPAS DE FERNANDO PINTO

Com base nas diversas declarações que o actual Presidente da Camara Municipal de Mondim, Humberto Cerqueira, tem feito á comunicação social, nestes dois ultimos anos cheguei á seguinte conclusão. O que foi bem feito em Mondim, o responsavel é Humberto Cerqueira. Tudo o que esta mal feito o culpado é Fernando Pinto.
Assim sendo, os funcionários municipais não podem ir tomar café durante as horas de serviço, porque o culpado é Fernando Pinto.
As promoções e despromoções de funcionários feita de acordo com a cor politica de cada um deles e não pelas suas qualidades profissionais, a culpa é de Fernando Pinto.
A biblioteca municipal continua encerrada, e já lá vão dois anos, e a culpa é de Fernando Pinto.
A dívida da Câmara Municipal aumentou, nestes ultimos dois anos, em cerca de dois milhões de euros, e a culpa é de Fernando Pinto.
A desertificação do Concelho acentuou-se e a culpa é de Fernando Pinto.
Dos quatro bares existentes em 2009, fecharam três, e a culpa é de Fernando Pinto.
O desemprego aumentou exponencialmente, e a culpa é de Fernando Pinto.
As promessas que Humberto Cerqueira fez em 2009 de combater a desertificação, promover o desenvolvimento e criar 60 postos de trabalho, não foram cumpridas porque a culpa tambem é de Fernando Pinto.
Afinal de que não é culpado Fernando Pinto?
De tudo, menos pela falta de capacidade, do Presidente da Câmara Municipal Humberto Cerqueira, em resolver os principais problemas com que se debate o Conselho de Mondim.

António Martins

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vimaranense levou projecto “Eco.Grafias da Memória” ao hospital

Crianças doentes “sonharam” com o Natal

Natal é tempo de solidariedade, paz e amor. Por isso nada melhor do que dar um pouco de nós aos outros. Este é o lema de vida, durante todo o ano, de Sandra Maria Ferreira. Uma vimaranense que vive para escrever e para minimizar o sofrimento e a solidão dos outros. Nesta quadra natalícia a jovem visitou as crianças internadas no Hospital de Guimarães, onde criou uma história de Natal para “sonhar”.
O serviço de pediatria do Centro Hospitalar do Alto Ave recebeu uma visita especial na manhã de quarta-feira, 7 de Dezembro. Uma vimaranense utilizou algumas actividades de arte e terapia para contar uma história e fazer as crianças doentes “Sonhar o Natal”. Uma actividade inserida no projecto voluntário da autora, intitulado “Eco.Grafias da memória Infância/Velhice”.
Sandra Maria Ferreira tem 34 anos de idade, vive em Ronfe e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Foi professora de português e francês durante alguns anos, mas decidiu “aposentar-se” do ensino muito cedo para cuidar das suas tias-avós acamadas. Entretanto dedicou-se ao que mais gosta de fazer: escrever e pintar. Foi assim que, há dois anos, surgiu o projecto “Eco.Grafias da Memória”. Uma iniciativa que tem como público-alvo as crianças e os idosos de lares, instituições de acolhimento, jardins-de-infância, bibliotecas, escolas, orfanatos, centros de dia, prisões e hospitais.
O Notícias de Guimarães acompanhou a primeira visita de Sandra Ferreira ao hospital de Guimarães. 10 crianças internadas no serviço de pediatria assistiram aos contos da animadora, interagindo com ela. A actividade decorreu na sala dos brinquedos e inseriu-se no projecto de estágio do curso profissional de animador sociocultural da Escola  Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane (Famalicão). A actividade baseia-se na construção, em conjunto, de histórias a partir de imagens retiradas de um baú e de elementos lúdicos e de interacção colocados na tenda colorida montada pela animadora.
No final a vimaranense mostrou-se satisfeita com a “receptividade das crianças, que foram muito acolhedoras”. Refira-se que este é um projecto voluntário que visa promover os afectos – “a base das relações humanas”, funcionando como uma “arte/terapia” através da linguagem e da cor.
Pedro Freitas, médico e director do serviço de Pediatria e de Neonatologia do CHAA, reconheceu ao NG que “vamos tendo, ao longo do ano, várias actividades lúdicas para as crianças. Isto é muito importante porque as crianças que estão internadas, são crianças debilitadas. Tudo o que lhes possamos dar para proporcionar distracção, divertimento, entretimento e ensinamento é sempre bom”.
Sandra Ferreira confessou ainda que “escrevo para viver e vivo para escrever” enquanto vai pintando umas “coisitas de amadora”. Em 2006 publicou o livro “Papoila, o príncipe e o sonho”. Tem mais livros em fase de publicação. É autora do blog papoilasonhadora.blogspot.com. Adora ouvir o som do violino e sonha aprender a tocar piano.
 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apresentação do Bordado Enamorado 2011 realiza-se a 13 de Dezembro no Museu de Alberto Sampaio
Exemplares com desenhos de Helena Cardoso e Joana Vasconcelos
No seguimento do projecto de estudo, certifica??o e valoriza??o do Bordado de Guimar?es, surgiu um projecto, fruto da parceria entre o Museu de Alberto Sampaio e A Oficina, que pretende unir a tradi??o e a contemporaneidade. Para o efeito, as duas institui??es convidaram diversos poetas e artistas pl?sticos portugueses a contribuir, com o seu trabalho, para a cria??o de uma s?rie de catorze pe?as em Bordado de Guimar?es, abordando o “amor” como tem?tica principal. Em cada ano s?o lan?ados dois exemplares.
As cria??es deste ano ser?o apresentadas na pr?xima ter?a-feira, dia 13 de Dezembro, ?s 16h00, no Museu de Alberto Sampaio. Contam com os desenhos dos artistas Jo?o Borges e M?rio Vit?ria e com os poemas de Carlos Po?as Falc?o e Manuel Ant?nio Pina. Concei??o Ferreira e Isabel Oliveira s?o as bordadeiras respons?veis pela execu??o do bordado.
Com o tema “amor” como pano de fundo, esta apresenta??o ?, ainda, marcada pela data da efem?ride com grande tradi??o em Guimar?es: a festa em honra de Santa Luzia, na qual se vendem os doces designados como ?passarinhas? e ?sard?es?, comprados respectivamente pelas raparigas e pelos rapazes para ofertarem ?quele(a) que amam.
Ainda a 13 de Dezembro, na Loja Oficina, tem lugar a inaugura??o da exposi??o ?Artes da Constru??o em Guimar?es Patrim?nio Mundial? e o lan?amento da 5? edi??o da Veduta
No ?mbito do 10? Anivers?rio da distin??o do Centro Hist?rico de Guimar?es pela UNESCO, enquadra-se a exposi??o ?Artes da Constru??o em Guimar?es Patrim?nio Mundial?, onde se destacar?o as principais t?cnicas da constru??o tradicional que fazem parte do importante conjunto edificado da cidade. Algumas artes presentes nesta exposi??o s?o, ainda, subsidi?rias da arquitectura vimaranense e integram, igualmente, este valioso patrim?nio.
O encontro est? marcado para as 17h00 na Loja Oficina, na Rua D. Maria II, n? 126, onde ser? ainda divulgada a 5? edi??o da Veduta – Revista de Estudos em Patrim?nio Cultural. Publica??o da responsabilidade d’A Oficina, a revista Veduta tem como objectivo estimular a reflex?o sobre o patrim?nio cultural enquanto elemento-chave na defini??o da identidade colectiva. Com edi??o anual, esta revista abre espa?o ? divulga??o de alguns trabalhos de investiga??o que se t?m desenvolvido dentro das v?rias vertentes do patrim?nio m?vel, im?vel e imaterial.
" O Beijo " de Idalina Dionisio

A galeria de arte Lucilia Guimarães inaugurou no passado Sábado uma exposição de pintura de Idalina Dionisio intitulada " O Beijo ". São um conjunto de obras de pequena dimensão, a óleo e técnicas mistas, que fazem bem ao nosso olhar pela enorme alegria que nos transmite.
Tudo nasce com uma tela em branco e pura, referiu ao NG, esta pintora natural e residente no Porto, licenciada em pintura pela faculdade de belas artes da cidade invicta.
Vejo-a, acrescentou, e sinto-a como uma provocação, porque a pintura é um acto de prazer e de entrega, onde se misturam ingredientes que saem de mim, mas que ao invés de me enfraquecer, me tornam mais forte, mais segura. Como uma mãe, no momento em que acaba de o ser e sente única.
E sobre esse belissimo trabalho que serve de cartaz á sua exposição e ao seu titulo escreveu: recordo o teu beijo / os teus lábios desenhados / macios e molhados / a tua boca colada e quente / o teu sangue fervente, revelando desta forma que dentro da sua própria pintura tambem existe poesia.
A mostra pode ser vista até ao próximo dia 21 de Dezembro no horário normal da galeria.

António Martins