segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fim-de-semana com sabor a história

Neste fim-de-semana, 24, 25 e 26 de Junho, Mondim de Basto é o epicentro cultural da região de Basto. São esperadas centenas de forasteiros que durante três dias poderão usufruir de um programa variado que tem como tema principal a Moringa.

Organizado pelo Núcleo Empresarial de Mondim de Basto (N.E.M.B.) e apoiado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, Câmara Municipal e Junta de Freguesia, o 2Mercado das Moringas” tem como objectivo, segundo Lúcio Machado, promover o Concelho a nível nacional e pegar num conjunto de produtos locais que possam servir para alavancar economicamente o Concelho com vista a criar emprego.

O evento abre todos os dias às 10 horas, tendo início hoje, sexta-feira, com a venda de produtos caseiros – artes e ofícios. No Sábado é a vez da “troca de mimos”. No Domingo, dia do encerramento, há lugar à Cebolinha no Taco. Durante os três dias o visitante terá ao seu dispor a gastronomia local através das “tasquinhas” e restaurantes montados no recinto onde decorre o Mercado.

António Martins


Nova criação da Companhia Nacional de Bailado reúne alguns dos mais importantes coreógrafos portugueses
cnb
O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe no próximo dia 02 de Julho, às 22h00, a mais recente criação da Companhia Nacional de Bailado, um espectáculo que reúne alguns dos mais importantes coreógrafos portugueses, nomes bem conhecidos pelo público que frequenta os espectáculos do CCVF: Clara Andermatt, Francisco Camacho, Benvindo Fonseca, Rui Lopes Graça, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Madalena Victorino e Vasco Wellenkamp. “uma coisa em forma de assim” é o título desta obra, descaradamente roubado a Alexandre O’Neill.
Para assinalar o Dia Mundial da Dança, no passado dia 29 de Abril de 2011, a Companhia Nacional de Bailado estreou uma obra co-criada por alguns dos mais importantes coreógrafos portugueses. Alguns destes coreógrafos têm sido bastante acarinhados pelo público vimaranense através dos vários espectáculos que já apresentaram no Centro Cultural Vila Flor. A união destes criadores, com percursos coreográficos muito diferentes, em torno da Companhia Nacional de Bailado, para além do simbolismo inerente que se desejou sublinhar, pretendeu conjugar as qualidades dos corpos altamente disciplinados e tecnicizados dos intérpretes da Companhia, com a diversidade de entendimentos sobre a criação coreográfica contemporânea. A Bernardo Sassetti coube não só a composição musical original, bem como a sua interpretação ao vivo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011



Férias de Verão para crianças e jovens
no Centro Cultural Vila Flor

programa a descoberta

À semelhança dos últimos anos, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, preparou para este Verão um conjunto de oficinas e actividades - intitulado “Programa à Descoberta” - pensado para que as crianças desfrutem do seu tempo livre de forma criativa, fazendo da experimentação artística e da descoberta de novos sentidos um hábito e um prazer.

O “Programa à Descoberta” foi criado em 2009, com o intuito de proporcionar uma oferta qualificada para as férias das crianças e de promover o “usufruto dos tempos livres” em vez da “ocupação dos tempos livres”. Cada semana tem um tema âncora, a partir do qual se desenvolvem, de forma lúdica e articulada entre si, oficinas de artes, debates filosóficos, sessões de cinema, visitas e actividades fora do CCVF, numa perspectiva transversal do saber e do fazer. O objectivo do Centro Cultural Vila Flor, junto das crianças, é abrir novas perspectivas sobre o mundo que as rodeia, desenvolver a sua criatividade e contribuir para a valorização da experiência de cada um no seio do trabalho em grupo.

Nesta edição, o “Programa à Descoberta” conta com os seguintes formadores: Amarante Abramovici, Ana Arqueiro, Catarina Claro, Enteléquia, Henrique Fernandes, João Martins, Leonor Barata, Margarida Fernandes, Nuno Alves, Patrícia Leitão, Radar 360º, Raul Constante Pereira, Ricardo Machado, Rosário Costa, Sandra Barros, Tiago Afonso, o apoio de Marisa Moreira e Vanessa Fernandes, e a colaboração da AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia e do SEMAT / Universidade do Minho.

Destinado às crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, o Programa estende-se por cinco semanas, de 27 de Junho a 29 de Julho, entre as 09h00 e as 18h00. As diferentes actividades incluem oficinas de Filosofia, Artes Plásticas, Som, Música, Dança, Escrita, Teatro, Cenografia, Artes Circenses, Educação Ambiental, etc. As inscrições serão aceites até uma semana antes de cada programa e poderão ser efectuadas no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário disponível online.

Para os mais crescidos, entre os 13 e os 18 anos, o Centro Cultural Vila Flor oferece uma Oficina de Radionovela. Entre a escrita, a interpretação, a sonoplastia e a montagem, uma aventura a muitas mãos e vários cérebros, vai ser vivida no CCVF! Com orientação do músico/sonoplasta João Martins e da actriz Manuela Ferreira, a Oficina de Radionovela irá realizar-se entre 11 e 15 de Julho, das 10h00 às 17h00. As inscrições poderão ser efectuadas, até ao dia 01 de Julho, no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário de inscrição disponível online.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Apresentação do Mercado das Moringas na loja da Turismo Porto & Norte de Portugal em Santiago de Compostela

A Apresentação do Mercado das Moringas na loja da Turismo Porto & Norte de Portugal em Santiago de Compostela, na passada 6ª Feira dia 03.06 foi um momento de extraordinária promoção do Concelho de Mondim naquela cidade e na Galiza.
Ainda sem dados sobre as noticias que serão publicadas em alguns Orgãos Comunicação Social da  Galiza, podemos afirmar que não sendo  “coisas nunca vistas” em Santiago como diria o nosso Zeca da Marta,foi evidente que:
- A qualidade dos produtos locais associada a uma apresentação esmerada da equipa do Mondim Àgua Hotel;
- A excelente localização deste espaço na zona historica e turistica da Cidade;
- A efectiva colaboração disponibilizada à organização, em suportes multimedia e acessórios de promoção do espaço;

Foram determinantes para os resultados que serão avaliados a curto prazo durante o evento, e a medio longo prazo pela promoção de Mondim como destino Turisitico.
Nesta missão do Mercado das Moringas em que o Nucleo empresarial de Mondim de Basto aposta no aproveitamento da cultura das Terras de Basto como produto Turisitico, ficou também o registo de que se é certo que “pela boca morre o peixe” e em Santiago os Peregrinos ficaram decerto satisfeitos com a “mesa de Basto” à sua disposição, também é preciso melhorar a estrategia para levar esse produto que é Basto, ao mercado Galego que será o alvo principal a atingir.
Fica esse desafio ao Nucleo Empresarial de Mondim  para 2012.

Saiba mais em:

Autarquia Celoricense promove acção para a inclusão de candidatos a emprego



A Câmara Municipal de Celorico de Basto está a promover uma acção de formação e sensibilização que visa preparar candidatos com o perfil adequado para as ofertas de emprego que vão surgindo no mercado de trabalho no concelho celoricense e arredores.
A iniciativa, orientada pelo Gabinete de Inserção Profissional, desenvolve-se em várias fases; analisar o perfil dos desempregados inscritos, motivá-los para procurar emprego, criar um currículo, prepará-los para a entrevista e direccioná-los para as actuais e futuras ofertas de emprego.
O Presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva realça a importância deste método de sensibilização das pessoas que se encontram desempregadas. “Numa altura em que a economia não está a passar por uma boa fase, temos de incluir os desempregados, preparando-os, motivando-os e direccionando-os para as saídas profissionais existentes e que possam vir a surgir num futuro em investimentos previstos no concelho.
A autarquia está a desenvolver meios para que as pessoas encontrem emprego e desta forma organizem melhor a sua vida e com mais segurança”, conclui o autarca.
De referir que estas acções estão a decorrer nas instalações dos Serviços de Acção Social da Câmara Municipal

Galeria Gomes Alves.

Entre Marte e Vénus" de José Almeida Pereira

José Almeida Pereira é um jovem artista plástico Vimaranense que se apresentou na passada sexta-feira na Nesta exposição cuja obra e bastante abrangente e diferenciada o artista tenta criar uma analogia entre a pintura barroca de Velasquez, onde estão representados o Deus da guerra, Marte, e a Deusa do Amor, Vénus, e as imagens dos planetas com o mesmo nome, fotografadas pela NASA. Segundo Helena Prego de Faria, as imagens de Vénus e de Marte, reflecte acerca de conceitos terrenos antagónicos, que estão também de um lado e do outro da Terra enquanto planetas. "Entre Marte e Vénus" leva-nos do céu a terra a questionar o nosso lugar no Universo, e a reflectir sobre a nossa capacidade de interrogar o mundo como local de tristezas e harmonias.
A mostra pode ser vista no horário normal da Galeria ate ao próximo dia 6 de Julho de 2011.


AM


Estreia nacional da nova produção do Teatro Meridional
marca 2ª semana dos Festivais Gil Vicente, em Guimarães

ESPECIALISTAS_Foto_Guimarães2

Depois das apresentações das peças “As Três Irmãs”, de Nuno Cardoso, “O Filho da Europa”, de João Garcia Miguel, e “Dido e Eneias”, da companhia francesa Théâtre de la Mezzanine, os Festivais Gil Vicente prosseguem até sábado, dia 11 de Junho, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

A Philosophia do Gabiru”, de Martim Pedroso, sobe ao palco do CCVF esta quinta-feira, dia 09. Título retirado de um dos capítulos do poema dramático “Os Pobres” (1906), “A Philosophia do Gabiru” visa explorar cenicamente aquilo que foram os sonhos, os devaneios, as angústias e as liberdades filosóficas de Raul Brandão (1867-1930), que soube documentar como ninguém, e de forma muito particular, um Portugal em profunda crise económica, política, moral e social, numa época em que o mundo atravessava as mais conturbadas mudanças. A figura do Gabiru – uma espécie de filósofo natural – é, acima de tudo, a projecção de um homem-autor que sempre quis ser maior, na vida de todos os dias, do que era e foi.

Na sexta-feira, o Teatro Meridional apresenta, em estreia nacional, a sua mais recente produção, “Especialistas”. Nas sociedades contemporâneas proliferam os “Especialistas”. Eles trabalham arduamente no sentido de clarificarem as causas de acontecimentos nas suas áreas de competência, fechando-as em linguagens e técnicas só por eles dominadas. Perante tal aura de mistério, o comum dos mortais sente-se naturalmente demitido, por não se encontrar na posse de tão complexa competência. A preparação de Comunicações Especializadas será o pretexto para se falar deste mecanismo das sociedades actuais, que torna o exercício da democracia num fenómeno muito parecido com a ordem das ditaduras.

A edição de 2011 dos Festivais Gil Vicente termina no sábado, dia 11, com “Snapshots”, do Teatro da Garagem. “Snapshots” invoca histórias de amor inscritas em fotografias. Miss Mara anda sempre com uma máquina fotográfica e fotografa sem olhar – é a mão que vê. O cenário onde se desenrola a peça é o estúdio de Miss Mara: um ecrã negro que ocupa o fundo de cena onde são projectados materiais videográficos, o chão é uma piscina de fotografias. Miss Mara tenta construir possibilidades ficcionais a partir do material fotográfico e cénico disponível. Cada história desenvolve-se a partir de uma fotografia e cada fotografia gera cada uma das personagens.

Todos os espectáculos têm início às 22h00. Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.